Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42365 - SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
TAISE ROCHA MACEDO - UFSC, MARIA CRISTINA MARINO CALVO - UFSC, SONIA NATAL - UFSC, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UFSC, CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - UFSC, LUCIANE POSSOLI - UFSC


Apresentação/Introdução
A segurança do paciente preocupa-se com a redução dos riscos de danos desnecessários relacionados a assistência em saúde até um mínimo aceitável, sendo a Atenção Primária a Saúde (APS) a porta preferencial de acesso ao sistema de saúde e um contexto pouco explorado dentro da temática. Prepará-la para fornecer cuidados seguros, durante as crises de saúde, como a pandemia da COVID-19 é fundamental.

Objetivos
Rever a literatura e apresentar os aspectos necessários para garantir a segurança do paciente na APS em tempos de pandemia

Metodologia
Revisão integrativa de literatura realizada em março de 2021, em todas as bases de dados da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Cinahl, Scielo, Scopus, PubMed, e Web of Science, utilizando seguintes descritores: (("Patient Safety" OR "Patient Safeties" OR "Safety Management") AND ("Primary Health Care") AND (“covid-19” OR “Coronavirus Infections” OR “Pandemics”)), para a busca a Plataforma Pubmed/Medline foram utilizados os seguintes mesh terms: (("Patient Safety"[Mesh] OR "Patient Safety" OR "Patient Safeties" OR "Safety Management"[Mesh] OR "Safety Management") AND ("Primary Health Care") AND (“covid-19” OR “Coronavirus Infections” OR “Pandemics”))

Resultados
Localizou-se 367 artigos, sendo 19 eleitos para esta revisão. Mudanças de ordem estrutural e processual precisaram ser implementadas na APS durante a pandemia, viabilizando a oferta de cuidados qualificados e seguros. O fortalecimento da telemedicina é o grande destaque, uma vez que racionaliza recursos, assegurando a manutenção do contato com o paciente, preservando o distanciamento social e, portanto, reduzindo risco de infecções. Dificuldades de ordem técnica que impactam na comunicação com o paciente e a dificuldade de acesso a tecnologia por alguns grupos populacionais foram citadas como barreiras, mas que não reduzem o seu potencial promissor para a oferta de cuidado seguro.

Conclusões/Considerações
A pandemia trouxe grandes desafios e deixou grandes legados aos sistemas de saúde. As mudanças estruturais e processuais precisam ser mais bem exploradas, uma vez que influenciam diretamente na oferta dos cuidados prestados. O fortalecimento do uso da telemedicina, surge como uma inovação que pode ser mantida e aprimorada aos diferentes contextos para melhorar os serviços da APS, tornando-o cada vez mais seguros.