SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
41808 - A CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO JOGO SUPERSUS X COVID-19 LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, MARCELO SIMÃO DE VASCONCELLOS - FIOCRUZ-RJ, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN BEZERRA - UFPE, CAMILLA MARIA FERREIRA DE AQUINO - IFPE, DÉBORAH VANESSA PEREIRA DA SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, TÚLIO FERNANDO FARIAS DE MESQUITA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, DIEGO MARCOLINO SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, BRUNO SARAIVA MARTINS SOBRAL - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE
Período de Realização Este relato de experiência compreende o período de dezembro de 2020 a março de 2022.
Objeto da experiência A construção interdisciplinar do jogo SuperSUS X Covid-19
Objetivos Propiciar a reflexão acerca do processo interdisciplinar na construção do jogo SuperSUS X Covid-19.
Metodologia Debates sobre o contexto, atas de reuniões, instrumentos de planejamento e gravações foram os instrumentos para construção do conteúdo do jogo de modo remoto. Participaram desse processo profissionais das Ciências da Computação, Design e Saúde Pública. As etapas desse processo foram: 1) Discussão do conteúdo 2) Planejamento dos minijogos 3) Elaboração do gameplay 4) Construção do conteúdo para o jogo 5) Desenvolvimento e avaliação do design 6) Desenvolvimento do jogo 7) Testes de usabilidade.
Resultados O processo de construção interdisciplinar ampliou o olhar acerca das diferentes necessidades da elaboração de um jogo sério, que tem o objetivo para além do entretenimento. Dessa forma, essa construção com diversos atores permitiu um equilíbrio entre o conteúdo de saúde pública e a jogabilidade. Além disso, os profissionais externos à academia ampliaram a visão que tinham a respeito do SUS. O jogo, portanto, sensibilizou não somente o público-alvo, mas aqueles que participaram da construção.
Análise Crítica A elaboração de jogos sérios é um desafio, e a interdisciplinaridade parece ser um caminho que supera esses entraves, além de potencializar o processo. A construção de jogos que possam estimular as pessoas a conhecerem sobre saúde e seus direitos é algo relevante para a educação em saúde, contudo, precisa também ser algo divertido. O trabalho realizado por indivíduos das diversas áreas proporcionou o equilíbrio entre jogabilidade e conteúdo no desenvolvimento do SuperSUS X Covid-19.
Conclusões e/ou Recomendações As visões diferentes, seja para criar as histórias, o design, as regras e desenvolver o jogo, foi relevante para a construção do SuperSUS X Covid-19. Estudos que possam avaliar como ocorre o processo interdisciplinar na criação de jogos sérios voltados para a saúde pública podem contribuir para a otimização dos esforços e antecipação de soluções.
|