SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
41727 - A RELAÇÃO COM OS SERVIÇOS, ORIENTAÇÕES E FONTES DE INFORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DE USUÁRIOS DA ESF A CERCA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS - UMA ANÁLISE DESCRITIVA NATASHA RIBAS DE FIGUEIREDO ORTIZ ABREU - UFPB, ANDRÉ LUÍS BONIFÁCIO DE CARVALHO - UFPB
Apresentação/Introdução O contexto da pandemia do coronavírus representa o maior dos desafios sanitários da atualidade. A incidência de casos e o número de óbitos estão associados às medidas de prevenção e à maneira como elas foram incorporadas pela população no enfrentamento da doença. Deste modo as ações de educação em saúde junto à população para corresponsabilização no controle efetivo da pandemia são essenciais.
Objetivos Analisar como a população dos territórios de abrangência da APS percebe e traduz em práticas do cotidiano, nos âmbitos individual, familiar e coletivo, as medidas de prevenção e controle da COVID-19, no município de Nísia Floresta-RN.
Metodologia Estudo observacional transversal, parte de um estudo multicêntrico em parceria do PROFSAÚDE, Fiocruz e ABRASCO. A coleta dos dados aconteceu de março a abril de 2021, tendo sido a amostra definida por conveniência, a partir dos critérios de inclusão: usuários cadastrados que frequentaram a UBS nos 90 dias precedentes à pesquisa e possuíssem telefone celular. Foram aplicados 79 questionários contemplando as características sociodemográficas; comunicação e informação sobre o Coronavírus; Medidas de prevenção e controle do COVID-19. A análise estatística foi descritiva e inferencial por meio do software SPSS - versão 20.0.
Resultados A maioria dos entrevistados afirmou estar muito confiante quanto as medidas de prevenção e como fonte de informação apontaram a televisão e os profissionais de saúde como fontes mais seguras de informação. Dentre a distribuição das informações, a maioria afirmou o uso de máscara ao sair, seguida de uso de álcool em gel, lavagem das mãos, isolamento total e isolamento parcial. A maioria afirmou ter recebido informações, exceto quanto a lavagem das mãos, nas quais foram possíveis observar que participantes com até o ensino fundamental e jovens adultos dividiram-se quase que equitativamente entre sim e não (p < 0,05).
Conclusões/Considerações Este trabalho traz as várias nuances que a pandemia refletiu na vida dos indivíduos e da comunidade no que concerne a influência da disseminação e adoção das medidas de prevenção e controle da COVID-19. Os achados apontam o impacto da comunicação em saúde no contexto da pandemia como ponto central, favorecendo ações de prevenção e controle da COVID-19 adaptadas ao contexto e necessidades locais.
|