Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41666 - ESTRATÉGIAS DE VACINAÇÃO CONTRA COVID EM UMA GRANDE CAPITAL BRASILEIRA
FABIANA SALES VITORIANO UCHOA - SMS FORTALEZA, ERLEMUS PONTE SOARES - SMS FORTALEZA, CIBELLY MELO FERREIRA - SMS FORTALEZA


Período de Realização
A vacinação contra Covid-19, iniciou em 2021

Objeto da experiência
A vacinação contra Covid-19 foi desafiadora, pois exigiu ações de forma integrada e coordenada, a fim de atender ao plano nacional de vacinação.

Objetivos
Descrever as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a COVID-19 no Município de Fortaleza.

Metodologia
Criamos um site para realizar o cadastro dos usuários, registro das doses e emissão de Passaporte Vacinal, ampliamos a Rede de Frio municipa, sendol foi fundamental para mantermos 107 pontos de vacinação e "dirve-thru", realizarmos vacinação domiciliar aos maiores de 75 anos e vacinação "in locu" nas ILPI. além da vacinação itinerante destinada aos grupos prioritários, especialmente das pessoas em situação de rua e dos moradores dos territórios mais vulneráveis.


Resultados
A estrutura dos centros de vacinação reduziu os riscos de aglomeração, além da vacinação em domicílio e in loco nas ILPI e para pessoas com deficiência institucionalizadas e dos trabalhadores da saúde.
A ampliação da Rede de Frio e a logística empregada possibilitou ao município, manter a qualidade e segurança das vacinas.
As ações desempenhadas de forma Inter setorial e articuladas, garantiram uma cobertura vacinal de 100% da população adulta.

Análise Crítica
Planejar e executar uma campanha de vacinação em massa, com todas as limitações que a pandemia proporcionou, além do negacionismo e "fake news" instalados principalmente nas redes sociais, foi um grande desafio a ser superado. Além da impossibilidade de realizar as ações nos Postos de Saúde, devido a limitação de espaço suficiente e a precaução de não manter contato de usuários sadios e usuários que procuravam o atendimento com sintomas de síndrome gripal.

Conclusões e/ou Recomendações
A adoção de medidas emergenciais foram essenciais para planejar e operacionalizar a execução da vacinação contra a COVID-19. Foi necessário preparar a Rede de Atenção a Saúde, melhorar a estruturar da Rede de Frio, otimizar recursos e adotar medidas para favorecer um ambiente seguro tanto para os usuários como para a equipe de profissionais de saúde e demais processos de operacionalização da vacinação no Município.