Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41467 - LITERATURA DIGITAL DE SAÚDE SOBRE COVID-19 EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO MULTICÊNTRICO
MARÍA FERNANDA RIVADENEIRA - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, MARÍA J. MIRANDA-VELASCO - UNIVERSIDAD DE EXTREMADURA, HIRAM V. ARROYO - UNIVERSIDAD DE PUERTO RICO, JOSÉ D. CAICEDO-GALLARDO - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, CARMEN SALVADOR-PINOS - UNIVERSIDAD CENTRAL DEL ECUADOR, KEVIN DADACZYNSKI - FULDA UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES, LEUPHANA UNIVERSITY, ORKAN OKAN - TECHNICAL UNIVERSITY MUNICH


Apresentação/Introdução
A atual pandemia de COVID-19 destacou a importância da alfabetização digital em saúde. A alfabetização em saúde digital inclui acesso a informações apropriadas, discriminação de mensagens e tomada de decisão orientada para o cuidado e a prevenção. Existe pouca informação sobre esta temática em universitários hispano falantes.

Objetivos
Avaliar a alfabetização digital em saúde em universitarios hispano falantes em relação ao COVID-19

Metodologia
Estudo transversal desenvolvido com 2.318 estudantes universitários da Espanha, Porto Rico e Equador. Os alunos foram convidados a participar num inquérito online durante o período de confinamento por COVID-19 entre abril e junho de 2020. Foi utilizado o Instrumento de Alfabetização Digital em Saúde (DHLI) sobre COVID-19 adaptado ao espanhol (COVID-DHLI-Espanhol). Variáveis sociodemográficas também foram medidas. Foram realizados testes de média não paramétrica de Kruskall–Wallis para observar diferenças na alfabetização digital em saúde entre variáveis sociodemográficas. Este estudo é parte da rede de pesquisa Consórcio de investigação COVID-HL (https://covid-hl.eu).

Resultados
51,1% (n = 946) dos entrevistados apresentaram alfabetização digital em saúde suficiente, 40,1% (n = 742) alfabetização digital problemática e 8,8% (n = 162) alfabetização digital inadequada. Houve significativamente maiores pontuações de alfabetização digital em saúde em homens do que para mulheres, em estudantes com 22 anos o mais de idade comparados com aqueles com menos de 22 anos, em aqueles que estavam cursando mestrado e doutorado em comparação aos alunos de graduação e em estudantes em muito satisfeitos com as informações relacionadas ao COVID-19 encontradas na Internet. Estudantes com um nível socioeconômico mais baixo apresentaram significativamente menores pontuações de DHLI.

Conclusões/Considerações
Esses achados mostram a necessidade de políticas públicas de saúde e estratégias de promoção da saúde focadas no fortalecimento da literacia digital em saúde na população universitária e na população de língua espanhola em geral, garantindo a equidade no acesso à informação e nas habilidades para gerenciar, discriminar e aplicar informações à saúde.