Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41398 - A UTILIZAÇÃO DO GUIA DE PRÁTICA CLÍNICA PACK COVID POR MÉDICOS E ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS
JULIANA CIPRIANO DE ARMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, BRUNO ANDRADES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, VINICIUS PAIM BRASIL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, RICARDO REBOLHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, ANA CRISTINA BÁFICA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, JÚLIA MARIA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, ELIZIMARA FERREIRA SIQUEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, LUCILENE GAMA PAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS


Período de Realização
De 2021 até os dias de hoje

Objeto da experiência
O Pack é um guia de manejo da covid19 para médicos e enfermeiros para facilitar a tradução do conhecimento científico no enfrentamento da pandemia de Covid 19

Objetivos
Qualificar a equipe de médicos e enfermeiros, para o alinhamento das condutas dos profissionais da equipe de Saúde da Família no enfrentamento da pandemia de Covid19; Padronizar condutas e direcionar de maneira mais assertiva o profissional a partir de uma página contendo algoritmo para a tomada de decisão.


Metodologia
Treinamento do PACK (Practical Approach to Care Kit) Covid no local de trabalho com sessões semanais curtas (1-1 ½ horas) (para médicos e enfermeiros) de forma a garantir interrupção mínima dos serviços clínicos e alinhamento da prática dos profissionais da APS no atendimento de usuários sintomáticos respiratórios; Garantir a segurança do usuário e do profissional a partir do uso de uma ferramenta baseada nas melhores evidências científicas com atualização frequente pelo Departamento de Gestão da Clínica.

Resultados
O PACK covid teve sua 11º versão lançada em fevereiro de 2022. Foram realizadas 15 sessões de treinamento na equipe - oportunizando maior interação entre os profissionais e alinhamento conjunto e contínuo dos fluxos internos, bem como o aprimoramento do enfrentamento da covid19. Reorganização rápida do processo de trabalho para ampliação do acesso e qualidade do atendimento ao usuário com sintoma respiratório (USR), o município não criou centros de referência para atendimento de USR, este se deu nas UBS.

Análise Crítica
A experiência tem demonstrado relevância por fomentar da prática clínica alicerçada em evidências científicas por enfermeiros e médicos da APS de Florianópolis, em um cenário de fake news e forte desalinhamento quanto à tomada de decisão clínica frente à pessoa com COVID 19. Quando a rede de APS está fortalecida e os profissionais possuem cultura de aprendizagem no seu cotidiano, ela consegue responder rapidamente aos principais desafios enfrentados pelas emergências sanitárias, à exemplo da COVID 19.


Conclusões e/ou Recomendações
O PACK se mostra fundamental para a coordenação do cuidado em situações de COVID 19. Ao utilizar uma metodologia de treinamento local continuada com o uso de uma ferramenta única para médicos e enfermeiros, permite a discussão de casos clínicos entre as equipes, alinhando condutas internas, influenciando nas mudanças de processo de trabalho e propiciando o compartilhamento de informações com foco no melhor cuidado para a pessoa.