Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41354 - PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A ÁREA DE SAÚDE DE UM AMBULATÓRIO DE INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA POR SARS-COV-2
ADRIANA GREGORCIC - UFBA, MÁRCIO LUÍS ALVES MARTINEZ - UFBA, LUDMILA OLIVEIRA PAMPONET


Período de Realização
2020 a 2022

Objeto da experiência
Caracterizar a elaboração do Plano de Contingencia para trabalhadores da área de saúde de ambulatório de uma IFES durante a pandemia por SARS-CoV-2.

Objetivos
Caracterizar as medidas de prevenção e controle a serem implantadas e executadas nos serviços de saúde à época, a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus durante as atividades assistência à saúde.

Metodologia
Realizada revisão da literatura relativa às medidas a serem realizadas pelo profissional da área de saúde na chegada, triagem, espera para atendimento e durante toda a assistência prestada e os recursos necessários. Foi elaborado Plano de Contingência sumário, orientando precauções a serem adotadas diariamente mesmo por pessoas não suspeitas de COVID-19, em conformidade com dispositivos legais divulgados e conhecimento prévio acerca da transmissão de doenças infecto contagiosas.

Resultados
Foi confeccionado Plano de Contingencia para a Unidade, com orientações e caracterizações de medidas preventivas em saúde e segurança realizadas de forma coordenada para trabalhadores e usuários do Serviço, com atenção as medidas de prevenção e controle, tanto individuais, como coletivas, realizadas orientações quando do acesso e permanência no Serviço pelos trabalhadores, usuários e acompanhantes e, inspeções nos ambientes com recomendações técnicas para o enfrentamento da COVID-19.

Análise Crítica
Foi evidenciado junto aos trabalhadores, às chefias e coordenações a importância no envolvimento nas discussões possibilitando a melhor aderência as medidas de prevenção e controle, a identificação de casos suspeitos entre colegas de trabalho, pacientes e seus acompanhantes, evitando a disseminação do vírus.

Conclusões e/ou Recomendações
A atividade de trabalho em Ambulatório de uma Universidade necessita ser realizado com segurança, pois o ambiente com pouco distanciamento físico pode levar a risco de transmissão de COVID-19. Foi necessário a realização de adequações nos ambientes e nos processos de trabalho, indicadas medidas de prevenção e controle coletivas e individuais, buscando evitar a transmissão da COVID-19 entre os trabalhadores e os usuários.