Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41324 - TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA COM TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL DURANTE A PANDEMIA
MARIA EUGENIA CHAVES FRANCA - UFSB, ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ - UFSB


Período de Realização
Setembro de 2021 a Maio de 2022

Objeto da experiência
Intervenção com rodas de terapia comunitária com trabalhadores da Atenção Primaria a Saúde

Objetivos
Promover saúde mental aos trabalhadores, propiciar diálogo e construção de redes de apoio e descrever os problemas relatados nas rodas de terapia comunitaria.

Metodologia
Relato de experiência de abordagem qualitativa, tipo descritivo e exploratório, através da observação participante e fichas de levantamentos de dados nas rodas de Terapia Comunitária (TC) realizadas em Unidades de Saúde no Município de Eunápolis-Ba. Intervenção conduzida de acordo com o passo a passo da TC: acolhimento, definição, celebração, regras, dinâmica, palavra do terapeuta, apresentação dos temas, identificação, votação, contextualização, mote, encerramento e conotação positiva.

Resultados
A terapia comunitária foi realizada em 5 unidades de saúde abarcando um total de 66 participantes, destes, 56 mulheres e 10 homens. Os temas escolhidos nas rodas foram: frustação com rede de trabalho, sobrecarga diante das tarefas, sobrecarga com relações familiares, medo de perder alguém e sensação de sobrecarga. Dos 27 temas levantados, 15 se encaixam na classificação relacionada ao estresse, 10 relacionados ao trabalho e 2 relacionados a conflitos familiares.

Análise Crítica
A Atenção Básica, porta de entrada e coordenadora dos cuidados no SUS, tem potencial chave nas ações de enfrentamento a Covid-19 e, nesse contexto, os trabalhadores estão expostos ao sofrimento físico e mental. O suporte psicossocial para o desenvolvimento individual e coletivo no ambiente de trabalho pode ter impacto positivo na saúde mental e social dos trabalhadores sendo uma das alternativas a roda de Terapia Comunitária por constituir método potente de promoção da saúde mental.

Conclusões e/ou Recomendações
E’ imprescindível ampliar a discussão sobre a manutenção da saúde física e mental dos trabalhadores e ações voltadas à melhoria do bem estar em ambiente laboral a fim de que a politicas como a Politica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Politica Nacional da Humanização se materializem nos processos de cuidado e fazer do SUS.