SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
41158 - O QUE MUDA NAS ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DO CIRURGIÃO DENTISTA COM A PANDEMIA DE COVID-19? IVONISE SAMPAIO DOS SANTOS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - SESDF, ERICA LIMA COSTA DE MENEZES. - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, MAGDA DUARTE DOS ANJOS SCHERER - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRÉSIL CENTRE DE RECHERCHE SUR LE TRAVAIL ET LE DÉVELOPPEMENT (CRTD) DO CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS ET MÉTIERS (CNAM), PARIS, FRANÇA
Apresentação/Introdução Na pandemia da COVID-19, as normas e técnicas profissionais entraram em cheque. A rotina alterada em diversos níveis gerou necessidade de adequações à situação sanitária apresentada. À medida que se obtinha dados a respeito SARS-CoV-2 foi possível produzir informações confiáveis para orientar as atividades dos cirurgiões-dentistas (CD) expostos aos maiores riscos de contaminação à COVID-19.
Objetivos Analisar os reflexos da pandemia nas orientações para a prática do cirurgião-dentista.
Metodologia Pesquisa qualitativa do tipo análise documental em fontes primárias. Dados obtidos em legislações em sentido genérico entendido neste estudo as comunicações oficiais de governos, organizações e seus representantes tais como portarias, ofícios, notas técnicas, decisões, cartilhas, notas públicas, recomendações, termos de cooperação técnica, resoluções, planos de contingência, decretos e leis. Foram incluídos documentos que continham orientações para o trabalho dos cirurgiões-dentistas no contexto da pandemia de COVID-19, publicados no período compreendido entre 01/01/2020 e 28/02/2021 de dez sítios eletrônicos de instituições federais, do distrito federal e de uma instituição internacional.
Resultados Nas legislações analisadas as informações, saberes e conhecimentos ao longo do período estudado foram se acumulando e refinando, refletindo em constantes atualizações. Dos 61 documentos analisados houve a identificação de 37 orientações dentre outros, conteúdos de biossegurança, suspenção dos atendimentos eletivos, discricionaridade do profissional para atuar e novas modalidades de serviços odontológicos. As mudanças nas orientações para a prática do CD no contexto da pandemia foram analisadas bem como seus reflexos para essa categoria profissional.
Conclusões/Considerações O cirurgião-dentista teve seu trabalho modificado e impulsionado pelo período extraordinário vivido no ano de 2020. A crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe consigo a possibilidade da reconstrução do modo de atuação do cirurgiã-dentista. É possível atender com qualidade e quantidade solicitadas pela demanda reprimida atual, mas se faz necessário entender o legado da pandemia ou as lições que aprendemos com ela
|