Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41121 - SINTOMAS DEPRESSIVOS ENTRE JOVENS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
EMILLY SILVA ARAÚJO - IMS/UFBA, ÁGATHA MORGANA BERTOTI DA SILVA - IMS/UFBA, DANIELLE SOUTO MEDEIROS - IMS/UFBA, LUCAS MIRANDA MARQUES - IMS/UFBA, DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA/UESC, GUILHERME BARRETO CAMPOS - UFBA, STEFANIE MARINA CORREIA CAIRO - UFBA, LAIO MAGNO - ISC/UFBA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, MARIA INÊS COSTA DOURADO - ISC/UFBA


Apresentação/Introdução
A literatura mostra que jovens homens que fazem sexo com homens (JHSH) geralmente possuem maior prevalência de sintomas depressivos em comparação com jovens em geral. Além disso, estudos mostram que pandemia de COVID-19 teve impacto importante sobre a saúde mental de JHSH.

Objetivos
Avaliar a ocorrência de sintomas depressivos entre JHSH no município de Vitória da Conquista, Bahia, durante a pandemia de COVID-19.

Metodologia
Estudo transversal com jovens de 15 a 24 anos, recrutados pelo método amostral Respondent Driven Sampling entre agosto-dezembro/2021. Os participantes responderam a um questionário sociocomportamental que inclui um indicador de depressão do Center for Epidemiological Studies Depression Scale (CES-D), cujos escores variam de 0-60. O escore foi analisado na forma numérica, e também como variável categórica, com ponto de corte >21 para sintomas severos de depressão. Análises descritivas foram realizadas por meio da mediana, valores mínimo e máximo do escore CES-D, e a associação de variáveis preditoras com a variável categórica, foi avaliada pelo teste de Mann-Whitney Wilcoxon, considerando nível de significância estatística de 5%.

Resultados
Do total de 111 JHSH recrutados no estudo, 85,6% tinham idade entre 20 e 24 anos, 59,5% eram negros, 75,7% estudavam e 46,0% não trabalhavam no momento da pesquisa, 70,3% tinha ensino superior incompleto ou completo, e 57,7% referiu orientação sexual homossexual. A mediana do escore CES-D foi 22 (variando entre 5 e 50). A prevalência de sintomas mais severos de depressão foi de 51,3%. Não foram identificadas associações do escore de depressão com as variáveis analisadas.

Conclusões/Considerações
Este estudo encontrou altos escores de depressão para os JHSH no período da pandemia de COVID-19, revelando a necessidade de maior avaliação de sintomas depressivos nessa população. Mais da metade dos JHSH apresentaram alta prevalência de sintomas depressivos severos, sugestivos de depressão maior, necessitando de encaminhamento para centros de cuidado de saúde mental.