SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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41105 - O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UM SERVIÇO HOSPITALAR DE REFERÊNCIA PARA COVID-19 EM SALVADOR-BA, COMO POTENCIAL ELEMENTO PROMOTOR DE MUDANÇAS NA PANDEMIA KARLA FREIRE BAÊTA - DOUTORANDA DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA; ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA ANVISA, MARCELO EDUARDO PFEIFFER CASTELLANOS - DOCENTE DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA, EMILY LIMA CARVALHO - DOUTORANDA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, ENFERMEIRA IF BAIANO, CAMPUS GOV. MANGABEIRA, DANIEL PEREIRA BARBOSA - GRADUANDO EM SAÚDE COLETIVA - UFBA, PEDRO FRAGOSO COSTA JUNIOR - DOUTORANDO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS- UFBA
Apresentação/Introdução A comunicação organizacional é essencial no contexto hospitalar para que as práticas de controle e prevenção sejam efetivadas e repercutam na saúde e segurança dos trabalhadores e dos usuários dos serviços. Nas emergências de saúde pública, como a da covid-19, mudanças nos ambientes e processos de trabalho são dinâmicas e dependem da tomada de decisão oportuna e da boa comunicação interna.
Objetivos Identificar as principais estratégias de comunicação utilizadas pela gestão em um serviço hospitalar de referência para covid-19, em Salvador-BA, durante a pandemia.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um hospital de referência para covid-19. Foram realizadas, gravadas e transcritas entrevistas semi-estruturadas remotas com trabalhadores de diferentes categorias profissionais. Foi realizada a análise preliminar e transversal de seis entrevistas: três com trabalhadores da gestão e três com trabalhadores da linha de frente do cuidado, com papel de liderança dentro das equipes. Foi dado enfoque nos conteúdos sobre gestão, informação em saúde e comunicação (emissão, recepção e compartilhamento de informações). A pesquisa foi financiada pelo CNPq, aprovada em comitê de ética, CAAE número: 36866620.2.0000.5030 e integra o projeto ObservaCovid.
Resultados As decisões sobre mudanças dos processos de trabalho, protocolos de cuidado e procedimentos de prevenção e controle, ocorreram de forma colegiada no Gabinete de Crise formado por representantes da alta gestão e chegaram aos demais trabalhadores da comunidade hospitalar pelas seguintes estratégias: reuniões presenciais e online, WhatsApp, e-mail, intranet, site e informes sonoros. Foi constatada a existência de um fluxo informal de comunicação entre os trabalhadores da linha de frente e gestão, intermediado pelas lideranças das equipes e chefia imediata que viabilizou troca de informações e retorno de sugestões para melhoria dos processos de trabalho, em tempo oportuno.
Conclusões/Considerações Durante uma pandemia como a de covid-19, uma comunicação objetiva, transparente e oportuna é crucial para que as dinâmicas mudanças necessárias ao cuidado da saúde dos usuários e trabalhadores sejam incorporadas. Neste estudo, foi possível constatar a importância do uso simultâneo de várias estratégias e canais de comunicação organizacional, com destaque aos informais, intencionando a produção das práticas de prevenção e controle.
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