SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
41053 - PROCESSO DE TRABALHO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PANDEMIA DE COVID-19: MONITORAMENTO E UTILIZAÇÃO DAS PICS COMO PRÁTICA DE CUIDADO CÉLIA RIQUETA DIEFENBACH - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, ANGELA KAZUE KATO - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, ROBERTA COLVARA TORRES MEDEIROS - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, FRANCIELE DELURDES COLATUSSO - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, ARMINDA CUSTÓDIA MARCOS ALVES - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, FERNANDA THAYNÁ LAUNE DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, LUCIANE MIRANDE TELES - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, RAQUEL COSTA SILVA DE ANHAIA - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, SHEILA MARCELINO DA CUNHA - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC, ELISANDRA SANTIAGO MAHL - SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC
Período de Realização A experiência iniciou-se em setembro de 2020 e permanece implantada (maio de 2022).
Objeto da experiência Ações de monitoramento e utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para acompanhamento e reabilitação de casos de COVID-19.
Objetivos Planejar e implantar o processo de assistência desde o diagnóstico, tratamento e monitoramento dos usuários do território de abrangência que tiveram o diagnóstico da COVID-19. Realizar a reabilitação dos casos com complicações pela COVID-19 com a utilização das PICS, especialmente a Acupuntura.
Metodologia Realizou-se o monitoramento dos casos de COVID-19 pelos ACS por meio de visita domiciliar ou de forma remota. Casos com evolução desfavorável, com necessidade de internação por complicações ou sintomas de ansiedade/ depressão após o período de recuperação da doença foram submetidos a sessões de Acupuntura, de acordo com o protocolo de Reabilitação Pós-COVID de Santa Catarina. Foram em média 10 sessões, semanalmente, com duração de 1 hora, utilizando como coadjuvante o método da neuromodulação.
Resultados Foram acompanhados neste período de monitoramento 402 pacientes, sendo 08 destes com pior evolução encaminhados para as sessões de Acupuntura. Observou-se melhora perceptível e avaliada a partir da primeira sessão dos sintomas respiratórios, na reabilitação dos pacientes para as atividades de vida diária e melhor controle dos demais sintomas. A capacidade da equipe absorver toda a demanda de COVID-19 deu-se em resposta à participação e planejamento de todos os seus integrantes.
Análise Crítica A detecção, notificação e monitoramento dos casos, bem como o acompanhamento da quarentena relacionada aos contatos, são atividades centrais no controle da epidemia atribuídas às equipes de ESF. O Mapa de Evidências do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa sobre as contribuições das PICS no contexto da pandemia demonstra que a Acupuntura apresentou bons resultados no controle da ansiedade, estresse pós-traumático e capacidade funcional, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Conclusões e/ou Recomendações A ESF tem papel fundamental no enfrentamento à COVID-19, reforçando os atributos da APS de acesso, integralidade e coordenação do cuidado na prevenção, tratamento e reabilitação dos casos. Pela publicação da Recomendação No 41/2020 pelo Conselho Nacional de Saúde, incentivando o uso PICS no contexto pandêmico, torna-se de grande relevância o fortalecimento desta política para o cuidado humanizado.
|