Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

41008 - DILEMAS DO DOUTORANDO EM SAÚDE COLETIVA FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE ATIVIDADES REMOTAS
ELVIRA RODRIGUES DE SANTANA - UFBA, MÁRLON VINÍCIUS GAMA ALMEIDA - UFBA, RAMON DA COSTA SAAVEDRA - UFBA


Período de Realização
março de 2020 a maio de 2022.março de 2020 a maio de 2022

Objeto da experiência
A mudança no formato da pós-graduação em Saúde Coletiva durante a pandemia de COVID-19

Objetivos
Relatar a experiência dos discentes em relação à rotina de estudos e realização de atividades em tempos pandêmicos, com destaque para o compartilhamento de sentimentos, processo de adaptação desde a suspensão das atividades presenciais até desafios para viabilizar as bancas de qualificação online.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência realizado a partir das vivências compartilhadas entre os estudantes que iniciaram o doutorado em 2019, de modo presencial e, como consequência da pandemia de COVID-19, tiveram a rotina de estudos e encontros alterada para o meio remoto. Em meio às incertezas acerca dos rumos que a pandemia tomaria, as reflexões sobre como manter-se produtivo, saudável, presentes e ativos nas novas atividades acadêmicas dividiram espaços com a produção acadêmica.

Resultados
O ensino à distância mostrou-se desafiador para propiciar apreensão dos conteúdos e requereu grandes esforços de adaptação. A preocupação com a saúde mental tornou-se a tônica comum, seja por não conhecer a dimensão que a pandemia tomaria ou pela frustração e desconforto gerados pelas limitações inerentes ao novo processo de ensino-aprendizagem. O sentimento de improdutividade despertou quadros clínicos de ansiedade e depressão, agravados por perdas familiares, atrasos na pesquisa e incertezas.

Análise Crítica
O período pandêmico foi desafiador para todos os envolvidos e descortinou a necessidade imediata de desenvolvimento de novas habilidades metodológicas de ensino-aprendizagem que atendessem as exigências imputadas pelo distanciamento social. Desigualdades tecnológicas e econômicas agudizaram as discrepâncias do ambiente acadêmico e comprometeram processos didáticos e relações pessoais, que aumentou o isolamento entre os estudantes e obrigou o coletivo a repensar estratégias de acolhimento.

Conclusões e/ou Recomendações
Reconhecem-se as potencialidades das tecnologias de ensino à distância. Contudo, conclui-se que o ensino remoto ainda carece de uma sistematização para atender as necessidades inerentes a um curso de pós-graduação. Paradoxalmente, para sobreviver em tempos de tanta solidão, as dores do distanciamento físico fizeram com que os colegas conhecessem as delícias da construção de uma amizade ancorada em afeto, empatia e acolhimento.