SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
40787 - A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENFRENTAMENTO A COVID-19 REGINA CANEDO DE SOUZA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ADRIANA MAIAROTTI JUSTO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CARINA PACHEO TEIXEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, NICHOLYE GONÇALVES PEREIRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Entre os meses de março a dezembro de 2020.
Objeto da experiência A importância da articulação institucional para a rápida resposta e qualificação de profissionais para o enfrentamento da COVID-19.
Objetivos Descrever a importância da Articulação Institucional para promover a qualificação dos trabalhadores do SUS estadual durante o período de emergência sanitária imposto pela COVID-19, visando preparar os profissionais para enfrentamento da doença.
Metodologia O período de emergência sanitária imposto pela pandemia de COVID-19 exigiu dos serviços uma rápida estratégia de preparação dos profissionais e dos processos de trabalho para atendimento às novas necessidades. A Coordenação de Articulação Institucional da Superintendência de Educação em Saúde da SES-RJ, buscou contato com instituições parceiras ou com potencial para a realização de ações educativas, de forma remota, visando a qualificação dos trabalhadores para enfrentamento à doença.
Resultados Como resultado do trabalho de articulação com instituições parceiras e demais áreas técnicas da SES-RJ, mais de 13 categorias profissionais foram qualificadas ao longo do ano de 2020 nas mais diversas temáticas voltadas para o enfrentamento à doença, dentre eles profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Consultórios na Rua, Regiões de Saúde, Hospitais de Campanha, UPAs e Unidades de Urgência e Emergência do estado.
Análise Crítica A articulação e diálogo pré-existentes com as Instituições parceiras e áreas técnicas da SES-RJ como Vigilância em Saúde, Comunicação, TI, Atenção Primária à Saúde, entre outras, facilitou a rápida resposta no enfrentamento à pandemia da COVID-19, proporcionando um ganho para a assistência à saúde, visto a abrangência de categorias profissionais envolvidas nas diversas qualificações mesmo com todos os desafios encontrados no sistema público de saúde ao longo do período de emergência.
Conclusões e/ou Recomendações A construção de relações intersetoriais, sejam elas em período ou não de emergência sanitária, são ferramentas fundamentais para o fortalecimento do SUS. Utilizar de estratégias e diálogos com órgãos parceiros para qualificação profissional, diminuição da desigualdade social e efetividade no sistema público de saúde tem sido a missão da Coordenação de Articulação Institucional da Superintendência de Educação em Saúde da SES-RJ.
|