SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
40692 - FATORES ASSOCIADOS ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO A COVID-19 EM IDOSOS SABRINA PINHEIRO BEZERRA - UFPE, ALINE SANTOS DE OLIVEIRA SILVA - UFPE, VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE
Apresentação/Introdução A população idosa foi uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Pelo contexto de fragilidade e presença de comorbidades, o tempo de internação e de cuidados intensivos pode ser maior entre idosos, o que torna fundamental o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle contra a disseminação do vírus nessa população.
Objetivos Identificar os fatores associados às medidas de prevenção da Covid-19 em idosos.
Metodologia Foi desenvolvido um estudo seccional no município do Recife-PE, em seus oito distritos sanitários junto a 145 idosos (60 anos ou mais) residentes no município. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Foram consideradas como medidas de prevenção da Covid-19 as variáveis adesão às orientações de prevenção, frequência de lavagem das mãos, adesão à etiqueta respiratória e uso de máscara. Foi realizada análise descritiva, com distribuição de frequência absoluta e relativa e aplicação dos testes quiquadrado e exato de fischer para identificação dos fatores associados.
Resultados Dentre os idosos estudados, 78,6% relataram adesão às orientações para o combate à Covid-19, 75,9% relataram que sempre lavam as mãos, 49% dos idosos cobrem o nariz e boca ao espirrar ou tossir e 95,2% relataram sempre usar máscara ao sair de casa. A alfabetização apresentou-se associada às orientações para prevenção da Covid-19, adesão à etiqueta respiratória e uso de máscara. Quanto à frequência de lavagem das mãos, idosos que dividem a renda com outro familiar apresentaram maior frequência de lavagem das mãos, comparados aos idosos que são responsáveis sozinhos.
Conclusões/Considerações Os idosos recifenses apresentaram bons percentuais de adesão às normas de prevenção da Covid-19. A adesão à etiqueta respiratória apresentou menor percentual. Os fatores associados às medidas de prevenção identificados no presente estudo foram alfabetização e responsabilidade pela renda familiar. Os resultados do presente estudo podem colaborar para o aprimoramento das políticas públicas para os idosos no município do Recife.
|