SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
40592 - O PAPEL DA ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA ALUSKA MIRTES DE QUEIROZ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. HOSPITAL BARÃO DE LUCENA., GUTEMBERG MANOEL DE FREITAS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. HOSPITAL BARÃO DE LUCENA., JULLIENY NEVES FREIRE PINA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. HOSPITAL BARÃO DE LUCENA., VIVIANNE ANDRADE GOMES VIDAL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. HOSPITAL BARÃO DE LUCENA., RICARLLY SOARES DA SILVA BARBOSA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. HOSPITAL BARÃO DE LUCENA., RAYANE SOUZA DE ANDRADE AZEVEDO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE.
Período de Realização Relato baseado em vivências experenciadas no período de fevereiro de 2020 a março de 2022.
Objeto da experiência Relatar o papel do enfermeiro de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) baseado em suas ações voltadas à pandemia do COVID-19.
Objetivos Relatar experiência vivenciada por enfermeiros sanitaristas durante execução de seu trabalho em uma VEH, descrevendo ações epidemiológicas direcionadas para a pandemia do COVID-19 realizadas dentro da instituição.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência vivenciada por enfermeiros sanitaristas de uma VEH durante a pandemia do COVID-19 em um hospital público estadual, localizado no município do Recife-PE. Destarte, buscaremos descrever as ações desenvolvidas por estes voltadas para o fortalecimento da vigilância epidemiológica durante a pandemia do COVID-19, apontando os avanços conquistados.
Resultados Os enfermeiros da VEH do hospital em estudo realizaram o planejamento e execução de ações voltadas para Vigilância Epidemiológica do COVID-19, como: elaboração de fluxos internos e capacitação de profissionais de saúde da instituição sobre notificação e coleta; elaboração e divulgação de boletins epidemiológicos periódicos; investigação e encerramento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no sistema SIVEP-gripe, assim como investigação de óbitos relacionados a este agravo.
Análise Crítica Com o advento da pandemia notou-se o quanto a VEH foi evidenciada pelos profissionais de saúde como peça importante para o desenvolvimento de ações de detecção e controle de agravos. Os fluxos elaborados e instituídos, quando executados, permitiram uma organização no processo de trabalho, reduzindo subnotificações e facilitando encerramento de casos. O envolvimento da equipe assistencial foi um dos momentos mais significativos do processo, promovendo a melhoria da oportunidade das notificações.
Conclusões e/ou Recomendações A enfermagem na VEH desenvolveu um papel importante na pandemia, com realização de atividades que nortearam a qualificação de informações determinantes para estratégias epidemiológicas no enfrentamento à COVID-19. Essas ações devem ser contínuas, devendo haver maior sensibilização de todos os profissionais de saúde na participação deste processo, a fim de melhorar a oportunidade de detecção de doenças e agravos de notificação compulsória.
|