Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

40471 - “VACINA EM CASA” COMO ESTRATÉGIA DE ACESSO A IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SHIRLEY EMANUELY PONTES DE SOUZA - FIOCRUZ/PE, ANDREZA ANTONIA DA SILVA BEZERRA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO, BRUNA RAFAELA DORNELAS DE ANDRADE LIMA MONTEIRO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO, CAMILA KARINA DA COSTA PEREIRA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO, CARLA CRISTINA DA SILVA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ/PE, VANESSA PIMENTEL SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO, MARCOS JONATHAN LINO DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO


Período de Realização
Relato de Experiência vivenciado no mês de novembro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
“Vacina em Casa” como estratégia de acesso a imunização contra a COVID-19.

Objetivos
Relatar a Experiência do “Vacina em Casa” como estratégia de acesso a imunização contra a COVID-19 no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

Metodologia
Relato de Experiência vivenciado com a equipe de Técnicos da Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde e Bem-Estar do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O mapeamento dos vacinados é disponibilizado no e-SUS Notifica com dados consolidados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e em novembro de 2021 foi estabelecido o “Vacina em Casa” como estratégia de acesso facilitador para populações com dificuldades sociodemográficas.

Resultados
O “Vacina em Casa” constitui uma equipe de profissionais enfermeiro(a), técnico(a) de enfermagem, auxiliar e motorista para visitar bairros estrategicamente selecionados pela equipe de técnicos para garantir o acesso a imunização contra a COVID-19. O mapeamento vacinal é um facilitador para o levantamento de informações como a cobertura vacinal, identificação dos principais bolsões com baixa cobertura, quantidade de doses aplicadas e possíveis eventos adversos para um melhor monitoramento.

Análise Crítica
A imunização é uma importante contribuição para o aumento da expectativa de vida, pois estimula defesas imunológicas que protegem contra enfermidades como a COVID-19. Pensando na proteção individual e coletiva, o “Vacina em Casa” vislumbra a melhoria do acesso e a ampliação da cobertura vacinal para combater a pandemia da SARS-CoV-2 e previne a disseminação de casos graves no município.

Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia de acesso a imunização contra a COVID-19 estabelecido pelo “Vacina em Casa” humaniza o processo de busca ativa da população com dificuldades sociodemográficas, a exemplo, população de comunidades rurais. Esta humanização vislumbra a autonomia do usuário, o cuidado em saúde e o acesso às políticas públicas estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde.