Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

40135 - A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO DOMICILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM IDOSO EM FRAGILIDADES NO CONTEXTO DA COVID-19
NAYARA SOBRINHO LEITE - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - FMB-UNESP, DANIELE CRISTINA GODOY - CENTRO SAÚDE ESCOLA - CSE-FAMESP


Período de Realização
O desenvolvimento do trabalho iniciou-se em março de 2022 e continua em execução atualmente.


Objeto da experiência
O trabalho tem como objetivo analisar as vulnerabilidades impostas a um idoso com deficiência física no contexto da pandemia do COVID-19.


Objetivos
Relatar a experiência da atuação do Assistente Social no serviço de Atenção Domiciliar acompanhando um idoso, cadeirante com quadro de polineuropatia alcoólica, residindo sozinho, com redes de apoio escassas e dificuldades de acesso a serviço de saúde durante a pandemia do COVID-19.


Metodologia
Um relato de experiência do Assistente social residente no Programa de Saúde da Família, inserida no serviço de Atenção Domiciliar vinculado no Centro de Saúde Escola do município de Botucatu. Trata-se do caso de um idoso com mais de 70 anos, recebendo o Benefício de Prestação Continuada; residindo sozinho na área urbana. Apresentando importância nas intervenções orientadas, para auxílio na reabilitação, prevenção, assistência e encaminhamento aos serviços para melhoria no processo saúde/doença.


Resultados
Por meio da intervenção realizada no serviço de Atenção Domiciliar, foi possível reconhecer as vulnerabilidades sociais que influenciam no processo saúde/doença do usuário, sendo elas: condições de moradia; dinâmica familiar conflitante; falta de suporte familiar e a falta de acesso aos serviços durante a pandemia. Realizamos mediação junto a rede de apoio e aos serviços socioassistenciais, na busca de melhor encaminhamento e intervenção na qualidade de vida deste usuário.

Análise Crítica
O serviço de Atenção Domiciliar tem obtido resultados positivos na vida dos acompanhados, pois diante da intervenção interprofissional tem como objetivo favorecer o fortalecimento do vínculo com os profissionais e melhor acesso aos serviços de saúde. Dessa forma, por meio delas, é possível realizar intervenções claras e sucintas voltadas para realidade em que o usuário é inserido, compreendendo seus aspectos sociais, econômicos, habitacionais e familiares.

Conclusões e/ou Recomendações
Por meio da visita domiciliar foi possível intervir frente às fragilidades sociais impostas. Realizando o acompanhamento do paciente e possibilitando a melhor assistência de saúde. Vale ressaltar a importância da rede intersetorial acompanhando e fortalecendo melhor adesão ao paciente, em prol das políticas sociais garantidas.