Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

40061 - RESULTADOS POSITIVOS DO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA CIDADE DE BOTUCATU: A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA.
PAULA DE OLIVEIRA MONTANDON HOKAMA - UNESP, ELIANA GOLDFARB CYRINO - UNESP, LUCIANA CRISTINA PARENTI - UNESP, ROZENI BENEDITA LUCIANO - UNESP, ANA PAULA FRENEDA DE FREITAS - UNESP, SURYA CAMPOS TECCHIO - UNESP, KATE REGINA ANTONIO DE OLIVEIRA - UNESP, ALINE PAIVA - UNESP, NEWTON KEY HOKAMA - UNESP


Período de Realização
O estudo foi realizado no período de outubro/2020 a maio/2022, no Centro Saúde Escola (CSE).

Objeto da experiência
Reorganização do trabalho de uma unidade básica de saúde da Atenção Primária (APS) em resposta à pandemia COVID-19 em município com índices favoráveis.

Objetivos
Botucatu-SP destaca-se no cenário brasileiro no enfrentamento da Pandemia com medidas como isolamento social e vacinação precoce. Relatamos a experiência do Centro Saúde Escola, unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp que atende 1/3 do município e sua contribuição neste cenário.

Metodologia
Trata-se de um estudo, tipo relato de experiência. Durante a pandemia COVID-19, o CSE acompanhou as estratégias adotadas pelo município e pelo estado, definidas de acordo com os cenários epidemiológicos. Estas estratégias priorizaram o atendimento dos sintomáticos respiratórios agudos (SRAg), a testagem para SARS-CoV-2 e a vacinação em massa. As 22 unidades de saúde da APS do município tiveram suas atividades de rotina suspensas durante a pandemia, retomando-as na segunda quinzena de março/2022.

Resultados
O CSE contribuiu com 30% dos atendimentos de SRAg do município. Os processos de trabalhos e os ambientes físicos foram reorganizados de acordo com protocolos de biossegurança para atendimento dos SRAg. O acesso ao interior das unidades foi limitado. Tendas externas foram levantadas para atendimentos e testagens dos SRAg. Teleconsultas, teleacolhimento dos usuários e telemonitramento dos pacientes em isolamento foram instituídos, bem como campanhas de vacinação em massa para SARS-CoV-2.

Análise Crítica
Durante esse período, a coesão e a resiliência das equipes foram fortalecidas através do diálogo constante e gestão compartilhada. Esse processo potencializou a força de trabalho dos servidores das unidades do CSE e contribuiu para a superação de momentos de indecisão e de instabilidade governamental. A retomada da rotina dos serviços está sendo dificultada pelo aumento de SRAg nos últimos meses e pela gravidade dos pacientes que não tiveram condições de manter seus atendimentos de rotina.

Conclusões e/ou Recomendações
A pandemia de COVID-19 colocou em teste a força da Saúde Pública do Brasil. O CSE foi responsável pelo atendimento e testagem de 30% dos SRAg do município. Aplicou mais de 33 mil doses de vacinas contra COVID nos três dias de vacinação em massa. A reorganização do fluxo de trabalho sob as normas de biossegurança garantiu segurança aos profissionais e usuários. Assim como, a gestão compartilhada contribuiu para um serviço resolutivo e resiliente.