Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

40020 - AÇÕES DE TELESSAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID19 EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
ALANEIR DE FÁTIMA DOS SANTOS - UFMG, MÔNICA PENA DE ABREU - UFMG, EMILIANO LÓPEZ - MINISTERIO DE SALUD DE ARGENTINA, SANDRA GALLEGOS - MINISTERIO DE LA SALUD, COLOMBIA, ANA CRISTINA HIDALGO - MINISTÉRIO DE PROTECCIÓN SOCIAL DE COSTA RICA, STYP CANTO RONDÓN - MINISTERIO DE LA SALUD, PERÚ, ADRIAN PACHECO - CENETEC, MÉXICO, SALVADOR CANO DÍAZ - UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÔNOMA DE HONDURAS, YIBRAN HERNÁNDEZ MONTOYA - CENETEC, MÉXICO, RICARDO RUANO - DIRECCIÓN DE TECNOLOGÍAS SANITÁRIAS, EL SALVADOR


Período de Realização
2020-2021

Objeto da experiência
analisar o processo de utilização de recursos de TS para o enfrentamento da pandemia de Covid19 em países da América Latina


Objetivos
Este artigo pretende analisar o processo de utilização de recursos de TS para o enfrentamento da pandemia de Covid19 em 10 países da América Latina, considerando a estruturação dos PNT em cada um deles.

Metodologia
avaliação dos programas nacionais de TS na pandemia de Covid partindo da pergunta: Comente como são organizadas e desenvolvidas as ações de TS no âmbito da Covid19. Produzido roteiro com: contextualização da telessaúde no sistema de saúde antes e durante a pandemia; Resultados das ações de TS desenvolvidas na pandemia; Perspectivas de manutenção, replicabilidade; impactos. Sistematização das ações mais estratégicas de TS realizadas no contexto da pandemia de Covid19 na AL.

Resultados
México, Colômbia, Perú e Argentina utilizaram a TS. Costa Rica, Uruguai, El Salvador, Equador, algumas atividades. Honduras e Guatemala não apresentaram evidencias de utilização de TS. Sete relatam aumento de serviços. Houve aumento no número de teleconsultas na Colômbia e Peru. Telemonitoramento foi ofertado no México, Colômbia, Peru, El Salvador, Equador. México, Peru, Uruguai, Costa Rica e Argentina usaram receitas digitalizadas. Com exceção da Guatemala, todos incorporaram teleorientação.

Análise Crítica
A utilização de recursos de TS no âmbito dos PNT para o enfrentamento da pandemia de Covid19 na AL apresenta diversas gradações, mas de um modo geral ocorreu utilização maior da TS na maioria dos países.Estudo da CEPAL sinaliza a dificuldade do uso de diversas TIC na AL . Ainda assim observou-se nestes países um avanço significativo na articulação entre os serviços de TS e a oferta de teleconsultas, teleorientações, telemonitoramento de pacientes.

Conclusões e/ou Recomendações
a sistematização destas ações permitiu uma visão geral das ações de TS no enfrentamento da Covid 19 nestes países da AL, constatou-se que, na maioria dos países, os PNT avançaram de forma significativa, contribuindo para o enfrentamento da Covid19.