Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39996 - O FORTALECIMENTO DA SAÚDE COLETIVA NA GARANTIA DE DIREITOS DAS FAMÍLIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ERIKA RAVENA BATISTA GOMES - UNIFOR, GICINAYANA LUZ SOUSA PACHÊCO BEZERRA - UNIFOR, IZABELLA NEIVA DE ALBUQUERQUE SOUSA - UNIFOR, SHEARLEY LIMA TEIXEIRA - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR, MARIA DOS REMÉDIOS BESERRA - IESRSA, SOFIA DE MORAES ARNALDO - UNIFOR, THUANNY MIKAELLA CONCEIÇÃO SILVA - UNIFOR


Período de Realização
Abril/2020 a dezembro/2020

Objeto da experiência
Os profissionais da ESF em articulação com a gestão local, criaram instrumentais para registros dos dados oriundos da execução dos serviços.

Objetivos
Esse trabalho teve como objetivo sistematizar o registro de dados da oferta de serviços no período pandêmico em instrumentais específicos, garantir o acesso das famílias aos serviços no âmbito da ESF, manter o vínculo dos profissionais com as famílias.

Metodologia
Durante os dias úteis os profissionais da ESF cumpriam uma jornada de trabalho em regime de plantões no formato hibrido. Destacando o formato a distância por meio de ligações e aplicativo de mensagens, um maior volume de serviços prestados, os quais eram registrados em instrumentais especifico para cada tipo de serviço. Ao final de cada mês, cada profissional entregava no órgão gestor, os instrumentais constando sua produção mensal.

Resultados
Por meio desses instrumentais foi possível manter a organização do registro das ações realizadas por cada profissional. Nesse formato de serviço, notou-se a aproximação dos serviços públicos de saúde juntos às famílias carentes, ainda que imersos em um cenário de grave crise de saúde internacional. Desta feita, chegou-se ao cenário de concretização de promoção de saúde pública, mesmo que em situação de impossibilidade de atendimento presencial.

Análise Crítica
Com a pandemia da covid-19, o acesso das famílias nas Unidades Básicas de Saúde, ficou limitado devido as restrições de isolamento social. Diante de tal cenário, surgiu a necessidade de um novo modelo de oferta de serviço, sem deixar as pessoas desassistidas. Organizou os serviços, buscando garantir segurança dos profissionais e usuários em relação a transmissibilidade. Utilizou registros em instrumentais específicos, que favoreceu no fortalecimento de vínculos dos profissionais com os usuários.

Conclusões e/ou Recomendações
A organização dos registros das ações realizadas em saúde, ajudou no planejamento, execução e avaliação da prestação de serviços. Além de contribuir com a promoção e prevenção de em saúde. Assim, recomenda-se que os serviços usem os instrumentais preconizados pelo ministério da saúde, mas que utilizem instrumentais que sistematizem o registro das ações realizadas.