SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39911 - CONHECIMENTOS E ATITUDES DE GESTANTES ATENDIDAS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE A COVID-19 MARINA TELES DE SOUZA - PROFSAÚDE / UFDPAR, FERNANDO LOPES E SILVA-JÚNIOR - PROFSAÚDE / UFDPAR
Apresentação/Introdução Durante a pandemia da COVID-19, gestantes foram consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como grupo de risco. Assim, considerando a importância do conhecimento das orientações médicos-científicas nas atitudes e práticas de prevenção, emergiu a necessidade de investigação a respeito da conjuntura diagnóstica sobre o que as gestantes sabem e pensam frente a esse agravo à saúde.
Objetivos analisar conhecimentos e atitudes de gestantes atendidas pela Atenção Primária à Saúde do município de Parnaíba – PI sobre a COVID-19, e associar as variáveis sociodemográficas e gestacionais com os níveis de conhecimentos e atitudes.
Metodologia Estudo analítico e transversal, realizado em unidades básicas de saúde da zona urbana do município de Parnaíba - PI, com uma amostra por conveniência de 70 gestantes. Todos os participantes responderam a um questionário validado, que avaliou as características sociodemográficas, gestacionais e os níveis de conhecimentos e atitudes relacionadas à COVID-19. Utilizou-se o teste estatístico do Qui-quadrado de Pearson para as variáveis faixas etárias, idade gestacional e número de gestações, cruzadas com as varáveis conhecimentos e atitudes da gestante em relação à COVID-19.
Resultados Dentre as participantes, 32,86% apresentaram conhecimentos adequados e 70,00% atitudes positivas. Nas análises multivariadas observou-se associação estatisticamente significativa entre número de gestações e conhecimentos (p=0,05), e estado civil com atitudes positivas(p=0,03).
Conclusões/Considerações Ter uma gestação e ter nível de conhecimento sobre a COVID-19 adequado, bem como ter atitudes positivas frente as medidas de prevenção deste agravo reforçam as orientações médico-científicas adequadas. Estes achados demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento das gestantes, gerando atitudes positivas com vistas às medidas preventivas dentro de uma perspectiva adequada.
|