Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39883 - IMPLANTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO DE INFORMAÇÕES E DE TELEMEDICINA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO - DISQUE COVID-19: UMA APROXIMAÇÃO INTERPROFISSIONAL.
ANA PAULA RAIZARO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., SILVIA APARECIDA DOS SANTOS BRANCO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., FABIANA DOS SANTOS POLONI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., TATIANE CRISTINA FARIA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., TATIANA MARIA COELHO VELOSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., JULIANA BARCELOS DA COSTA LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., MIRELA MÓDOLO MARTINS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., THATIANE DELATORRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., VANESSA COLMANETTI BORIN DANELUTTI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., JOÃO PAULO SOUZA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL.


Período de Realização
A partir de 17 de março de 2020 até os dias atuais.

Objeto da experiência
Serviço telefônico de informações e de telemedicina do município de Ribeirão Preto - Disque Covid-19.

Objetivos
Descrever a implantação e organização do serviço telefônico de informações e de telemedicina de Ribeirão Preto - Disque COVID-19, a partir da parceria entre Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Metodologia
O serviço iniciou com uma equipe de 59 profissionais, provenientes da SMS, da residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde, residência Médica em Saúde da Família e alunos de graduação na área da saúde. Esses profissionais se revezavam em escalas nos períodos manhã e tarde, das 08:00 às 20:00 h, diariamente e ininterruptamente. Todos os profissionais foram capacitados a partir das orientações do Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde (MS).

Resultados
Desde o início até o dia 30 de maio de 2022, o serviço do Disque COVID-19 realizou mais de 88.800 atendimentos. Estes atendimentos foram através de ligações recebidas para as mais diversas demandas, desde dúvidas relacionadas a sinais e sintomas, local para atendimento de referência nos casos suspeitos da COVID-19, dúvidas trabalhistas, denúncias de locais com aglomerações de pessoas e de ligações realizadas pela equipe para comunicar resultados de exames de Covid-19 e monitorar pacientes.

Análise Crítica
A equipe do Disque COVID 19, formada por profissionais vindos de diversos locais de trabalho, cada um com seu saber e suas experiências, articulados e colaborativos, permite a integração de vários setores da saúde, desde a atenção primária, atenção especializada e urgência/emergência em conjunto com a Vigilância em Saúde, objetivando principalmente o cuidado integral a saúde da população. Pode-se dizer que esta experiência é uma aproximação do trabalho interprofissional em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A implantação e a organização do Disque COVID-19 permitiu demonstrar que, a pandemia, também foi o momento de fazer parcerias, aprender a trabalhar em equipe de forma colaborativa, transpondo a fragmentação e a particularização da prática das categorias profissionais, buscando a integralidade da atenção. A interação ensino-serviço, também possibilitou grandes oportunidades para fortalecimento do SUS e para a melhoria da formação em saúde.