SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39879 - CENTRAL DE MONITORAMENTO DO ISOLAMENTO DOMICILIAR (CMID): ACOMPANHAMENTO E RASTREIO DE PACIENTES COM COVID19 NO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO, RS ANA PAULA DOS SANTOS CABRAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO LEOPOLDO, VANESSA BACKES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO LEOPOLDO, ANA MARIA PEDROLO RIBEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO LEOPOLDO
Período de Realização Março de 2020 a dezembro de 2021
Objeto da experiência Acolher o indivíduo que está sob suspeita de ser um caso de COVID19, através de ligações telefônicas diárias.
Objetivos Acompanhar pacientes suspeitos e positivos com COVID19 no município de São Leopoldo, RS
Metodologia Criamos uma ficha de notificação para que a vigilância pudesse alimentar o banco de dados e esta era utilizada pela equipe para fazer contato com o caso suspeito, os registros de atendimento e acompanhamento. A partir de um caso suspeito, a equipe fazia contato para acompanhar evolução do caso, encaminhando para atendimento médico quando piora de sintomas, orientava medidas de higiene, isolamento do paciente e contactantes próximos, e estes eram encaminhados para testagem.
Resultados Criamos um banco de dados, com informações pertinentes para que o acompanhamento, realizado por profissionais da saúde, seguisse até o final da quarentena. Conseguimos manter um controle sobre o paciente no sentido de ele e seus familiares manterem o isolamento. Foram esclarecidas dúvidas dos pacientes em relação à higiene, medida protetiva, bem como encaminhamento para atendimento, quando necessário, para evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde.
Análise Crítica Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, conseguindo, de certa forma, isolar o caso fonte, monitorar os seus contactantes próximos e com isso, evitando a propagação do vírus aos residentes do município de São Leopoldo.
Conclusões e/ou Recomendações A vigilância epidemiológica atenta e organizada foi fundamental para identificação, monitoramento e acompanhamento dos casos suspeitos e positivos de COVID19, bem como seus contactantes próximos. Diante de uma situação mundialmente desconhecida, o serviço público estar organizado e atento à saúde da população, gerou um sentimento de acolhimento e segurança.
|