SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39791 - PSICODINÂMICA DO TRABALHO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-ANALÍTICA DA SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGENCIA ADRIANA CRISTIAN MOTA VENAS LIMA - UNEB, MAGNO CONCEIÇÃO DAS MERCÊS - UNEB, PALOMA DE CASTRO BRANDÃO - UFBA, SILVANA LIMA VIEIRA - UNEB, THADEU BORGES SOUZA SANTOS - UNEB
Apresentação/Introdução A Teoria da Psicodinâmica do Trabalho ampliou o espaço da psicologia no campo do trabalho (JACQUES, 2003). Analisa a saúde mental do trabalhador, a partir da realidade laboral e danos mentais, considerando suas subjetividades, organização e coletividade do trabalho. Mecanismos de defesa mentais contra demandas danosas podem deflagrar desejo de saúde, ao invés de sofrimento (ROIK; PILATTI, 2009).
Objetivos Compreender elementos da teoria da Psicodinâmica do Trabalho aplicada à análise da saúde mental de trabalhadores de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Metodologia Estudo exploratório, de campo, descritivo, documental, qualitativo. O método é o estudo de caso único, realizado de maio a dezembro de 2021, sobre a saúde mental dos trabalhadores de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da região metropolitana de Salvador-BA, no contexto da pandemia de COVID-19. Foram incluídos os trabalhadores que atuavam a pelo menos um ano antes do início oficial da pandemia e excluídos os ausentes por qualquer motivo durante o período da coleta. A produção de dados contemplou entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, e documentos segundo o plano analítico, ambos submetidos à análise de conteúdo à luz da teoria da Psicodinâmica do Trabalho.
Resultados As reflexões sobre a saúde mental no campo do trabalho, à luz da teoria da psicodinâmica do trabalho, subsidiou a construção de um diagrama do modelo da relação entre trabalho e saúde/doença mental e de um glossário com verbetes sobre a psicodinâmica do trabalho e alterações que podem se apresentar na saúde mental do trabalhador, como ferramentas capazes de contribuir para a compreensão das repercussões do enfrentamento à COVID-19 sobre a saúde mental dos trabalhadores de saúde. Ainda como produto desta análise, foi criado um “Guia Virtual de Autocuidado”, como um instrumento rápido e objetivo de apoio ao cuidado e à proteção à saúde mental pelos próprios trabalhadores.
Conclusões/Considerações A saúde mental do trabalhador é um tema urgente diante das mudanças no trabalho durante a pandemia. Elementos da psicodinâmica do trabalho subsidiaram a análise das alterações mentais reveladas e ações de proteção à saúde mental dos trabalhadores em pauta. Considera-se relevante a divulgação deste estudo e novas investigações acerca do tema, devido aos benefícios que podem trazer aos trabalhadores, aos usuários, ao sistema de saúde e à academia.
|