Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39766 - A VIVÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 DE ADOLESCENTES E ADULTOS COM DEFICIT INTELECTUAL
MARIA LUIZA FERREIRA DA SILVA - UERJ, SOFIA DE ANDRADE DENOZOR - UERJ, BEATRIZ AMARAL DE ALBUQUERQUE - UERJ, JANAINA NEVES ARAUJO - UERJ, CASSIO LUIZ DE CARVALHO SERAO - UERJ, MARIANA TEIXEIRA KONDER - UERJ, VANIA MORALES SIERRA - UERJ, PEDRO GUIMARÃES COSCARELLI - UERJ


Apresentação/Introdução
O enfrentamento da Covid-19 apresenta diferenças nos diversos grupos populacionais. Como adolescentes e adultos com deficit intelectual fizeram o enfrentamento da covid-19 ainda é um tópico pouco estudado.

Objetivos
Avaliar a experiência com a covid-19 relatada pelos familiares de adolescentes e adultos com deficit intelectual.

Metodologia
Inquérito epidemiológico com 65 cuidadores de adolescentes e adultos com deficit intelectual de um ambulatório especializado. Os principais diagnósticos da coorte são síndrome de Down, transtorno do espectro autista e deficit intelectual sem etiologia definida após investigação. As entrevistas estruturadas foram realizadas presencialmente. A análise descritiva foi realizada com o R.

Resultados
Só um participante não tomou vacina para covid-19. 26 (40,6%) relataram algum efeito colateral; mais frequentemente febre e astenia. 60 (92,3%) realizaram isolamento social. 12 (18,5%) tiveram diagnóstico de covid-19. Destes que tiveram covid-19, 9 (75,0%) provavelmente adquiriram a infecção através de contato com familiar com covid-19. 8 (12,3%) utilizaram medicamentos sem comprovação de eficácia. 16 (24,6%) relataram que pelo menos um familiar em casa não fez isolamento social. 38 (58,4%) relataram pelo menos um familiar próximo que recebeu diagnóstico de covid-19. 17 (26,2%) informaram que um familiar que divide o quarto com a pessoa com deficit intelectual teve o diagnóstico de covid-19.

Conclusões/Considerações
A pandemia de covid-19 influenciou o quotidiano dos adolescentes e adultos com deficit intelectual através das medidas de prevenção, das pessoas próximas infectadas e, eventualmente, eles próprios apresentando o quadro viral. Esta análise descritiva serve de base para estudos mais aprofundados sobre o impacto da covid-19 em adolescentes e adultos com deficit intelectual.