SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39756 - DESAFIOS E REPERCUSSÕES GLOBAIS DO ÍNICIO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA VANESSA CEDRAZ DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, JACIELE DE SOUZA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, INDINARA ARIMATEIA RODRIGUES DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, KEYLA CATHARINE RIBEIRO PEREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, DAILEY OLIVEIRA CARVALHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, SINARA DE LIMA SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, AISIANE CEDRAZ MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, OHANA CUNHA DO NACIMENTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, CAMILA RIOS SAMPAIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Apresentação/Introdução A pandemia da COVID-19 foi considerada uma emergência de saúde mundial pela OMS, que provocou impactos de ordem sanitária, política, econômica e social, culminando numa corrida mundial pelo desenvolvimento de uma vacina. O processo mundial do movimento antivacina, repercutiram em comportamentos sociais expressos através do receio, recusa e a propagação de informações sem embasamento científico.
Objetivos O objetivo deste artigo consiste em identificar as abordagens científicas, no período de fevereiro a junho de 2021, período dos seis primeiros meses da campanha, sobre os desafios e as repercussões da campanha de vacinação contra a COVID-19.
Metodologia Revisão integrativa da literatura com seleção de 11 trabalhos publicados entre fevereiro a junho de 2021, das bases eletrônicas de dados BVS, SciELO e PUBCOVID19. Os descritores foram: “COVID-19”; “vacinação” e “campanha de vacinação”, inseridos nos DeCS. Critérios de inclusão: artigos originais e completos, disponíveis na íntegra, de forma on-line e gratuita, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, entre fevereiro e junho de 2021 e que abordassem a discussão sobre a temática proposta. Critérios de exclusão: artigos repetidos nas bases de dados ou com data de publicação anterior ao recorte temporal estabelecido e trabalhos acadêmicos. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados As categorias de análise foram: Hesitação e aceitação vacinal; Logística (distribuição, capacidade da rede de frio e estratégia para a vacinação). Verificou-se que os desafios da campanha de vacinação foram influenciados por uma série de fatores, sendo esses associados às crenças na saúde, à política, ao medo relacionado a segurança e eficácia da vacina, capacidade logística em relação ao armazenamento e à distribuição, aptidão da Rede de Frio e eficiência na administração do imunobiológico. Entre as repercussões estão, a recusa e resistência vacinal, disseminação de informações equivocadas, o desabastecimento de algumas vacinas e redução da cobertura vacinal.
Conclusões/Considerações As vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas em tempo recorde e ocasionaram obstáculos para alcançar a cobertura na campanha de vacinação, com hesitação à vacina, a (des)informação, os desafios na logística e as estratégias de vacinação. Considera-se as informações conspiratórias e a ideologia política com repercussão na desconfiança da população em relação à segurança e eficácia dos imunizantes como um desafio para a campanha.
|