SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39739 - SUPERA-AÇÃO: INICIATIVA DE STARTUPS E DO SUPERA PARQUE PARA APOIAR O COMBATE AO COVID-19 DANILO FAUSTINO BRAGANHOLI - SUPERA PARQUE, DANTE GAVIO - DG LAB, ADRIANA MANFIOLLI - INSITU, CAROLINA CALIARI - INSITU, TATIANA MAGALHÃES - DECOY, SAULO RODRIGUES - SUPERA PARQUE
Período de Realização O Supera Ação esteve em atividade desde março de 2020 até o dia 31 de dezembro de 2021.
Objeto da experiência Disponibilizar testes para COVID-19 por PCR em tempo real para a cidade de Ribeirão Preto, principalmente às populações vulneráveis.
Objetivos Apoiar o sistema de saúde regional de Ribeirão Preto/SP no enfrentamento a pandemia do COVID-19 por meio de uma iniciativa conduzida pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia e por algumas de suas empresas incubadas, que se organizaram em uma ação conjunta.
Metodologia Três empresas cederam espaço físico e/ou equipamentos laboratoriais para sediar a iniciativa. Houve uma campanha para arrecadação de recursos doados e mão-de-obra voluntária.
No mês de abril de 2020 o Supera Ação foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para testagem do Covid-19 em Ribeirão Preto e em julho de 2020 foi firmada uma colaboração com a Fiocruz, que envolveu a utilização de insumos e kits desenvolvidos por Biomanguinhos, além do uso de uma plataforma de automação das testagens.
Resultados Entre abril e julho de 2020 foram feitos 13.100 exames de Covid. Até então, os exames estavam sendo processados manualmente e por meio do processo de automação em parceria com a Fiocruz, houve um aumento significativo na capacidade de liberação de exames, assim como na agilidade de liberação de resultados. No total foram realizados 156.586 testes, sendo que, 143.486 destes testes foram realizados no período em que a plataforma de automação estava em funcionamento.
Análise Crítica Em julho de 2020 havia uma fila de aproximadamente 1500 amostras de pacientes em espera para testagem, já que naquele momento a demanda por testes no munícipio estava muito maior que a capacidade do laboratório. Com a implantação do uso da plataforma de automação em parceria com a FIOCRUZ, foi possível zerar a fila em pouquíssimos dias e também atender toda a demanda crescente que houve nos meses seguintes.
Conclusões e/ou Recomendações Como o Supera Ação foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz, os resultados obtidos passaram a fazer parte dos dados oficiais do município, do Estado e do país. Isso permitiu uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, fazendo com que o Supera Ação atendesse a demanda de testes de Covid de todos os postos de saúde, asilos e outras entidades municipais.
|