Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39722 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE A SAÚDE MENTAL DAS GESTANTES NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID 19.
PERPÉTUA ALEXSANDRA ARAÚJO - UECE, MARIA SALETE BESSA JORGE - UECE, MAYARA FERNANDA DA PONTE - UNINTA, DIEGO DA SILVA FERREIRA - UECE, FRANCISCO FREITAS GURGEL JÚNIOR - UECE


Apresentação/Introdução
A pandemia e medo em relação aos efeitos da Covid-19 tiveram impacto na saúde mental das gestantes. Ansiedade, insegurança, necessidade de isolamento social, a iminência e risco de morte para elas e para seu filho contribuíram para essa situação. Diante deste contexto, chegou-se à questão de pesquisa: Qual atuação do profissionais de saúde frente a saúde mental das gestantes no período pandêmico?

Objetivos
Investigar a atuação dos profissionais de saúde frente a saúde mental das gestantes no período pandêmico e descrever as dificuldades apresentadas pelos profissionais de saúde durante a assistência à gestante com problemas de saúde mental

Metodologia
Trata-se de uma revisão integrativa com coleta de informações realizada entre os meses março a abril de 2022, por meio da busca na Biblioteca Virtual em Saúde com artigos indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos com texto completo, disponíveis gratuitamente, em língua portuguesa e publicados nos últimos 2 anos (2020-2022) e excluídos os artigos duplicados e os que não abordavam a temática. Foram utilizados cruzamento dos descritores: “assistência à saúde mental”, “profissionais da saúde”, “gravidez”, “coronavírus” usando entre eles o conector booleano AND. A busca resultou em 7 artigos selecionados.

Resultados
Emergiram duas categorias de análise: “Saúde mental das gestantes afetada na pandemia: sinais e sintomas ” e “Rede de apoio melhora as condições emocionais e psicológicas a gestante”. Identificou-se que as gestantes apresentaram intenso desgaste psicológico e emocional durante a pandemia, sinalizado através do medo, angustia, insônia, solidão, estresse e depressão. Observou-se a fragilidade dos profissionais de saúde em saber como agir frente a essa situação, uma vez em que eles também estavam afetados mentalmente, Destacou-se ainda que a interação com os profissionais, rede de apoio familiar e acesso as informações são fatores essenciais de suporte nesse período.

Conclusões/Considerações
A atuação dos profissionais de saúde por meio de orientações, escuta e acolhimento adequado amenizam impactos relacionados à saúde mental das gestantes. Estratégias de cuidado que acolham e proporcionem o bem estar dessas mulheres como o fortalecimento das redes afetivas no período gestacional e puerperal devem ser pensadas, intervindo antecipadamente na prevenção desses agravos.