SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39622 - CENTRO REGIONAL INTERPROFISSIONAL ESPECIALIZADO PÓS-COVID (CRIE – PÓS COVID): INTERPROFISSIONALIDADE PARA O CUIDADO INTEGRAL TATIANA LUCIA CAETANO - FURB, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FURB, LUCIANA BISIO MATTOS - FURB, LUANA GABRIELE NILSON - FURB, ANEMIR MARIA KERBER CIOTTI - FURB, LUCIANA RULENSKI - FURB
Período de Realização O CRIE iniciou em 26/08/21, ainda em atividade. Para o presente relato, dados até 26/05/22.
Objeto da experiência Centro Regional Interprofissional Especializado (CRIE – Pós- Covid) serviço de referência oferecido pela Universidade (FURB).
Objetivos Apresentar uma experiência inovadora de cuidado em um serviço escola especializado, interprofissional e integral, no que se refere ao perfil dos usuários atendidos, as principais comorbidades e as atividades realizadas.
Metodologia Os dados foram levantados nos sistemas IDS Saúde e PRONTO referente ao período de 26/08/21 à 26/05/22, nas categorias: sexo, faixa etária, procedência, procedimentos realizados e queixas mais comuns dos usuários atendidos no CRIE Pós-Covid. Esse serviço, oferecido pela Universidade (FURB), com financiamento do CISAMVI - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí, atende usuários do SUS com condição pós-Covid, encaminhados da Atenção Básica.
Resultados Foram realizados 5.780 procedimentos como: exames (ECG 279 – 4,8%, laboratoriais 1918 – 33,2%, oftálmicos 104 – 1,8%), Fisioterapia 1836 sessões – 31,8%, Psicologia 323 sessões – 5,6% e consultas médicas 469 – 8,1%, com 305 pessoas. A maioria são mulheres 195 (63,9%), entre 50 e 60 anos (84 – 27,5%) e provenientes de Blumenau-SC (289 – 94,8%). As queixas mais comuns são: cansaço e fraqueza, déficits cognitivos (perda de memória), ansiedade e depressão, cefaleia, dores generalizadas, dispneia.
Análise Crítica Reconhecida como doença pela OMS em outubro de 2021, a condição pós COVID se apresenta com sinais e sintomas variados, desde desordens biológicas, até transtornos de saúde mental e questões sociais. Essa condição exige uma integração entre as diferentes áreas de conhecimento e atenção especializada, que no nível secundário apresenta-se fragmentado. Esse contexto provoca a necessidade de uma mudança para atingir a integralidade do cuidado humanizado, viabilizado por um serviço-escola.
Conclusões e/ou Recomendações Para alguns, a luta contra a COVID-19 não acaba após a fase aguda da doença. A condição pós COVID vem se mostrando complexa, com significativos impactos na qualidade de vida dos usuários acometidos. A variedade de sinais e sintomas mostra a necessidade da articulação interprofissional e intersetorial para um cuidado integral dessas pessoas e suas famílias, em toda a rede de atenção em saúde.
|