SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39585 - ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO REMOTO PARA TRABALHADORES DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19, REGIONAL CEREST SALVADOR-BA VALDISIA PEREIRA DA MATA - SMS/CEREST, TIZZA TRIPODI MARCHI MENDES - SMS/CEREST, EURENILDES REIS FERREIRA - SMS?CEREST
Período de Realização março/2020 a junho/2021
Objeto da experiência A saúde mental dos trabalhadores da saúde na linha linha de frente do combate à covid-19 servindo no município de salvador e regional do cerest salvador
Objetivos Realizar acolhimento psicológico remoto para profissionais de saúde da rede pública e privada de Salvador que atuavam no enfrentamento à COVID19.
Escutar de forma qualificada de forma a auxiliar no manejo do sofrimento psíquico presente.
Orientar e Encaminhar conforme demanda apresentada.
Metodologia Acolhimento psicológico realizado por duas psicólogas que atuavam no eixo assistencial do Cerest, através de celulares institucionais. Para isso os profissionais se habilitaram no Conselho Ferederal de Psicologia na plataforma e-psi de acordo com a resolução CFP nr 11/2018. A divulgação do programa ocorreu pelas redes sociais do Cerest, da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Salvador. As ligações duravam de 20 a 30 minutos. Também foram desenvolvidos mídias simples.
Resultados Eficiencia como suporte contínuo ao trabalhador, para ressignificar um momento caótico como o da pandemia. As orientações e aconselhamentos em questões que envolviam processos e ambiente de trabalho trouxeram resultados satisfatórios, com a promoção de um olhar do trabalhador para si e o seu trabalho, disposição para condutas mais assertivas e focadas em evidências das situações vivenciadas. O gerenciamneto do estresse também apresentaram bons resultados com as técnicas e ferramentas utilizadas.
Análise Crítica O programa de acolhimento de psicologia remoto do Cerest Salvador, mostrou-se uma iniciativa inovadora e desafiadora desconstruindo crenças e criando novas possibilidades de cuidado. Como toda novidade, introduziu um grau de incerteza e expectativa. Dúvidas e resistências ocorreram, parte a parte. A inexperiencia com o trabalho em plataformas virtuais e trabalho à distancia, aliado à urgencia que o momento exigia, dificultou a ampliação do programa. Mas se mostrou como uma potente iniciativa.
Conclusões e/ou Recomendações Produzimos um processo produtivo criativo e com potencial para ampliar a sua aplicabilidade na área de psicologia nos serviços de saúde no pós pandemia. O atendimento psicológico virtual é uma realidade que vai coexistir com o presencial. A emergência com a qual nos deparamos nos impeliu a novas formas de fazer psicologia sem fugir dos pricípios da cientificidade, da ética e em perfeita adequação aos desafios e necessidades ora apresentados.
|