Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39584 - DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DAIANE BARBOSA DA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ALESSANDRA DA SILVA DUTRA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, BEATRIZ PAULA DE OLIVEIRA PIREDDA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, CAROLINE NUNES GONÇALVES - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ELISABETE APARECIDA DE OLIVEIRA MARTINS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, FABÍOLA NOGUEIRA FERREIRA DA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, FLÁVIA REGINA SILVA DE SOUZA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, MARIA CAROLINA DE ALMEIDA OLIVEIRA SOARES - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, YGOR MARTINS PEIXOTO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ANA CLÁUDIA WEKMULLER FRANÇA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE


Período de Realização
Relato de experiência de preceptores/residentes de enfermagem durante o ano de 2021.

Objeto da experiência
Processo de trabalho-ensino-aprendizagem do Residente de Enfermagem de Família e Comunidade durante a pandemia de Covid-19.

Objetivos
Refletir sobre os desafios e potencialidades no processo de trabalho, ensino e aprendizagem dos Enfermeiros Residentes em Saúde da Família e Comunidade em formação em meio a pandemia de Covid-19; e compartilhar experiências de preceptoria neste contexto.

Metodologia
Relato de experiência elaborado pelo Grupo de Trabalho denominado Raciocínio Clínico, composto por preceptores do Programa de Residência e residentes selecionados. Foram realizados dois encontros entre os participantes para discussão das experiências em preceptoria durante a pandemia, utilizando-se da técnica de Brainstorming (fase criativa e fase crítica, seguida da elaboração da Matriz Strenghts, Weakness, Opportunities and Threats (SWOT) a fins de realizar o diagnóstico situacional.



Resultados
Forças: Equipe qualificada nas boas práticas em imunização e segurança do paciente; Grupo de Trabalho Raciocínio Clínico e Canal Teórico-Prático apoiando o processo de ensino-aprendizagem do residente; Fraquezas: Identificação de outras condições de saúde emergentes que não a Covid-19; Garantia dos Atributos da Atenção Primária; Oportunidades: Visibilidade da Enfermagem; Ameaças: Sobrecarga de trabalho, dimensionamento de pessoal, adoecimento físico e mental dos profissionais.

Análise Crítica
Residente e preceptor experimentam a dicotomia assistência versus ensino. Este paradoxo de atuação pode ser compreendido como um conflito entre as funções de preceptor e de enfermeiro, impactando no processo de ensino-aprendizagem do residente à medida que o protagonismo dele é colocado em segundo plano em prol da manutenção do funcionamento do serviço. Destaca-se a necessidade de aperfeiçoamento das técnicas de preceptoria e ratificação da identidade do enfermeiro enquanto preceptor.

Conclusões e/ou Recomendações
É imprescindível que o residente de enfermagem de família e comunidade desenvolva competências e habilidades que resultem em uma assistência comprometida com os princípios do SUS e com os atributos da atenção primária, garantindo um cuidado pautado na humanização, vínculo, na relação profissional-usuário e na resolutividade, reinventando os processos de trabalho e ensino frente ao desafio pandêmico.