Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39536 - SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SALA DE CURATIVO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO PERMANENTE E AMPLIAÇÃO DE ACESSO
DAIANE BARBOSA DA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ALINE AZEVEDO VIDAL - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ANA CLÁUDIA WEKMULLER FRANÇA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, ALESSANDRA DA SILVA DUTRA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, BEATRIZ PAULA DE OLIVEIRA PIREDDA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, FABÍOLA NOGUEIRA FERREIRA DA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, FLÁVIA REGINA SILVA DE SOUZA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, MARIA CAROLINA DE ALMEIDA OLIVEIRA SOARES - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, YGOR MARTINS PEIXOTO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE


Período de Realização
Relato de experiência desenvolvido no período de 2020 a 2021.



Objeto da experiência
Processo de trabalho da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, localizada em Realengo, Rio de Janeiro-RJ durante a pandemia de Covid-19.

Objetivos
Apresentar um relato de experiência sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em Sala de Curativos na APS, durante a pandemia de Covid-19; Discutir as interfaces entre o ensino, a educação permanente e a ampliação de acesso a populações vulnerabilizadas.

Metodologia
Adotou-se como percurso metodológico as seguintes etapas: 1) Diagnóstico Situacional da Sala de Curativos; 2) Caracterização do perfil epidemiológico dos usuários do serviço; 3) Utilização da análise SWOT, como ferramenta de planejamento estratégico; 4) Elaboração e Implementação de Projeto de Intervenção em parceria com os Residentes de Enfermagem de Família e Comunidade e Gestão local; e 5) Educação Permanente das equipes utilizando painel interativo de evolução de lesões (Dashboard Padlet).

Resultados
Dentre as principais fraquezas/ameaças identificadas destacaram-se: Irregularidade da Educação Permanente; Sala de curativos desorganizada; Ausência de PTS; Atendimentos pontuais sem acompanhamento longitudinal; Modelo biologicista; Gerenciamento de insumos ineficaz; Articulação intersetorial escassa; Déficit de recursos materiais e humanos; Redirecionamento da assistência para pandemia de Covid-19; Descredito da população no serviço; Estrutura física precarizada.

Análise Crítica
O percurso de intervenção implementado girou em torno dos seguintes eixos: Implementação da gestão da qualidade 5S; Educação Permanente; Discussão de casos complexos; Elaboração de PTS; Articulação com a Rede de Saúde Mental e CnaR e Sistematização do processo de trabalho em sala de curativo. Considerando o redirecionamento dos esforços em saúde para o combate à pandemia é necessário destacar a importância de tecnologias de cuidado incorporadas a novos processos de trabalho.

Conclusões e/ou Recomendações
As práticas da produção do cuidado, que envolve toda a trama de constituição da sociedade, requer a atuação de profissionais com competências e habilidades para compartilhar os saberes e possibilitar o entendimento da realidade de vida das pessoas sob sua responsabilidade institucional. Nesta perspectiva, o Programa de Residência de Enfermagem é percebido como uma potência qualificadora na formação de profissionais para a Atenção Primária.