SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39388 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE HOSPITAIS NA PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO DA SAÚDE DOS USUÁRIOS E TRABALHADORES DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 MARCELO PEREIRA DA ROCHA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SILVANA PORTELLA LOPES CRUZ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Período de Realização Março a julho de 2020.
Objeto da experiência Ações de vigilância sanitária e de saúde do trabalhador em hospitais e ações educativas voltadas aos trabalhadores.
Objetivos Descrever ações de vigilância sanitária e de saúde do trabalhador realizadas em hospitais na perspectiva da proteção da saúde dos usuários e trabalhadores da saúde durante a pandemia de Covid-19.
Metodologia Trata-se de relato de experiência de intervenção da VISA e VISAT na rede hospitalar, pautada na vivência de dois sanitaristas, realizada Macrorregião Sudoeste do estado da Bahia. As ações foram planejadas a partir do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus. Os dados coletados são provenientes de registros de ações desenvolvidas na região pelo Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, instituição pertencente à Secretaria Estadual de Saúde e sua análise se baseia no preconizado por esse plano.
Resultados As ações realizadas por servidores da VISA e VISAT Regional foram: construção de roteiro norteador, inspeções em hospitais com o olhar voltado para os riscos à saúde do paciente e do trabalhador, cujo enfoque foi não apenas fiscalizador, mas sobretudo dialógico e educativo, com gestores e trabalhadores da saúde. Ainda foram realizadas capacitações online para trabalhadores dos hospitais e debate da situação encontrada em reuniões com gestores.
Análise Crítica As ações realizadas foram pautadas em necessidades identificadas do território e planejadas de acordo com as orientações do estado. A atuação de forma conjunta entre VISA e VISAT foram importantes para o sucesso das atividades realizadas. Ressalta-se a necessidade de maior aprofundamento e análise, sobretudo devido à dificuldade de acessar dados quantitativos, a exemplo de proporção de hospitais inspecionados e trabalhadores cobertos, para melhor compreensão do objeto estudado.
Conclusões e/ou Recomendações As ações de vigilância sanitária e de saúde do trabalhador foram realizadas por meio de parceria entre setores da vigilância e rede hospitalar e atenderam ao objetivo proposto. No entanto, recomenda-se melhor acompanhamento da situação visto que se referem à um período específico da pandemia de Covid-19.
|