Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39351 - A ATUAÇÃO DO CONSÓRCIO NORDESTE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19
THIAGO LOPES CARDOSO CAMPOS - UNICAMP


Período de Realização
Período de vigência da Declaração de emergência de saúde pública de importância internacional fev/20 a mai/22

Objeto da experiência
Atuação dos estados nordestinos, através do Consórcio Nordeste, no enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Objetivos
Descrever e apresentar os resultados da experiência de atuação do Consórcio Nordeste, na coordenação interestadual das ações de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo do processo de cooperação e articulação dos Estados nordestinos, através do Consórcio Nordeste, no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Para tanto, faz-se o relato das ações realizadas, em atenção às recomendações do Comitê Científico do Consórcio, para o controle da disseminação, o monitoramento dos casos, a garantia de assistência médico-hospitalar e, ao fim, para a vacinação.

Resultados
O Consórcio promoveu ações coordenadas voltadas ao combate da pandemia, com foco no fortalecimento das capacidades dos estados consorciados, no fortalecimento de sinergias através do compartilhamento das estruturas e do melhor aproveitamento das informações disponíveis, entre as quais: 1) instituição do Comitê Científico; 2) realização de compras conjuntas; 3) implantação do MONITORA COVID-19; 4) instrumentalização de sala de situação; e 5) articulação para compra de vacinas.

Análise Crítica
As ações coordenadas realizadas pelos estados nordestinos, através do Consórcio Nordeste, a partir da orientação do Comitê Científico, asseguraram, além do fortalecimento dos vínculos de cooperação entre os estados, a menor taxa de óbito entre as regiões do país pela COVID-19. Apesar da ausência de coordenação nacional, a cooperação entre os estados do Nordeste e o papel central do Comitê Científico viabilizaram um importante contraponto à política negacionista do governo federal.

Conclusões e/ou Recomendações
A opção pela atuação coordenada, articulada, cooperada e embasada em evidências científicas constituiu importante marco do Consórcio Nordeste no enfrentamento da pandemia da COVID-19 no Brasil, especialmente diante da inação do governo federal e da gravidade da situação sanitária. Não obstante os mais de 666 mil mortos, a ação de algumas instituições, entre elas o Consórcio Nordeste, foram essenciais para que a catástrofe não fosse ainda pior.