Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39311 - SIMULAÇÃO CLÍNICA MULTIPROFISSIONAL NA ADMISSÃO DE PACIENTE COM COVID-19: HABILIDADES, SATISFAÇÃO E DEBRIEFING
BRUNO DA COSTA MARIANO - UFJF, IURY ANTÔNIO DE SOUZA - UFJF, FÁBIO DA COSTA CARBOGIM - UFJF


Apresentação/Introdução
A pandemia da covid-19 tem representado um desafio aos sistemas de saúde em âmbito mundial. Nesse contexto, a simulação clínica mostrou-se como uma ferramenta oportuna. O treinamento multidisciplinar permiti identificar e corrigir irregularidades operacionais acerca dos protocolos de admissão e segurança dos pacientes.

Objetivos
Avaliar as habilidades, a satisfação, autoconfiança e a experiência com Debriefing de equipe multiprofissional em um cenário clínico de admissão de paciente com covid-19.

Metodologia
Estudo de corte transversal, realizado no mês de junho de 2020, em um Hospital Universitário com equipe multiprofissional. Os instrumentos compreenderam, questionário estruturado para coleta de dados sociodemográficos, checklist de avaliação das habilidades para admissão do paciente, Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Experiência com o Debriefing. Foi realizado treinamento considerando a admissão do paciente com covid-19 no hospital e, posteriormente, ação educativa, para qual o cenário simulado de alta complexidade foi validado, obtendo Índice de Validade de Conteúdo 0,91. Para a análise dos dados foi utilizado o software Stata versão 16.0.

Resultados
Participaram 74 profissionais, sendo 52,70% técnicos de enfermagem, 31,10% enfermeiros, 10,80% fisioterapeutas e 5,4% médicos. O cumprimento das habilidades na admissão do paciente variou entre 60,1% e 91,89%. Quanto às habilidades requeridas, a maioria dos participantes (>60%) alcançou desempenho adequado. Para satisfação com a aprendizagem a média foi de 4,56 (±0,40), para autoconfiança na aprendizagem foi de 4,41 (±0,42) e superior a 4,5 nas subescalas de experiência com debriefing, o qual foi uma discussão após a execução das atividades, sendo norteado por três aspectos: atividades envolvidas, pontos a serem aprimorados e o que representou o treinamento para cada profissional.

Conclusões/Considerações
Os escores alcançados na avaliação foram satisfatórios, contudo foi possível identificar deficiências relacionadas a relato de alteração clínica, coleta de exames laboratoriais, condutas com material infectante, desparamentação e higienização das mãos, sendo essas ameaças latentes discutidas no debriefing.