SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39261 - MONITORACOVID-19 – UMA FERRAMENTA WEB DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS DA PANDEMIA MÔNICA DE AVELAR FIGUEIREDO MAFRA MAGALHÃES - LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE - FIOCRUZ, DIEGO RICARDO XAVIER - LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE - FIOCRUZ, RAPHAEL SALDANHA FREITAS - LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE - FIOCRUZ, NATHÁLIA SILVA BARBOSA SALDANHA - LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE - FIOCRUZ, CHRISTOVAM BARCELLOS - LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE - FIOCRUZ
Período de Realização O sistema web MonitoraCovid-19 teve início em março de 2020 e continua em funcionamento até hoje.
Objeto da experiência O sistema web MonitoraCovid-19 desenvolvido no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Fiocruz.
Objetivos Disponibilizar dados de sobre a Covid-19 (casos, óbitos, internação e vacina) e variáveis associadas direta ou indiretamente a pandemia, como adoção de medidas de combate, tráfego, população em risco, mobilidade de pessoas, num único ambiente de fácil interação para monitoramento da pandemia.
Metodologia O MonitocaCovid-19 é um sistema desenvolvido em código aberto em linguagem R. Diariamente estão sendo incorporadas às informações coletadas de várias bases de dados de diferentes instituições Johns Hopkins University; Ministério da Saúde; Brazil.io; IDB Coronavirus Impact Dashboard; COVID-19 Community Mobility Reports; Public Transit Index; Leis Municipais; IBGE; etc. O sistema permite acesso e download desses dados e disponibilizada ferramentas e modelos para analisar a tendência da pandemia.
Resultados O acesso é através do link: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/ que disponibiliza visualização e download de dados brutos e taxas por município, estados, países, modelos matemáticos, análises temporais e espaciais, população de risco, relatório municipal permitindo o acompanhamento da pandemia, bem como a comparação dos dados brasileiros com os de outros países, além de monitorar por estados e municípios brasileiros, e avaliando as intervenções sociais, administrativas e vacinação.
Análise Crítica O sistema se dirige a parte da sociedade consumidora de informações de saúde pública principalmente relacionada ao Covid-19: população em geral, pesquisadores e estudantes e gestores da saúde pública. Com quase 1 milhão de acessos em 121 países e quase 500 inserções na imprensa se tornou uma ferramenta fundamental para o acompanhamento da pandemia, principalmente quando não havia dados oficiais disponíveis. Vinte e quatro notas técnicas foram publicadas com análises dos contextos momentâneos.
Conclusões e/ou Recomendações O acesso a fontes seguras de informação tem se mostrado um dos grandes desafios no enfrentamento à pandemia. A disponibilização de dados em saúde, de forma ágil e transparente, é ainda mais desafiadora em um país tão plural. Ao mesmo tempo, dados em saúde são fundamentais para as políticas públicas, tornando-se peça essencial ao enfrentamento e à prevenção de crises. São, também, elemento básico para garantir à sociedade o direito à informação.
|