SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39207 - HOMENAGEM DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 GILMARA VALADÃO DA SILVA - SMS/RJ, ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS - SMS/RJ, DENISE JARDIM DE ALMEIDA - SMS/RJ, DILMA CUPTI DE MEDEIROS - SMS/RJ, EDSON TEIXEIRA DA COSTA - SMS/RJ, FERNANDA GRANDINI DE SALLES MOTTA HELENO - SME/RJ, LEILA FERREIRA DE SALLES - SME/RJ, MÔNICA DOS SANTOS MELO - SME/RJ, SANDRA TORTURELLA LOBO - SMS/RJ, SUELY KIRZNER - SMS/RJ
Período de Realização Entre julho e outubro de 2021.
Objeto da experiência Reconhecimento da importância da atuação dos profissionais de saúde, na ótica dos escolares, durante a pandemia.
Objetivos Coordenar a homenagem dos alunos da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no enfrentamento ao Covid-19.
Metodologia A partir da iniciativa de escolares, de um território do município, na produção de cartas e desenhos em agradecimento aos profissionais de saúde, o PSE Carioca estimulou um movimento semelhante em toda a rede de Educação. Com o material recebido foi organizada uma exposição nos andares e no térreo do prédio da Prefeitura. Por meio de um evento, os estudantes presentearam com portfólios o secretário de saúde e representantes dos profissionais de saúde, que levaram o material para os territórios.
Resultados O processo de elaboração permitiu reflexão e reconhecimento das crianças para a importância dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia. O recebimento da homenagem gerou nos profissionais um sentimento de valor e reconhecimento de seus esforços. A experiência fortaleceu as relações no âmbito do PSE e permitiu aproximação entre as crianças e as temáticas de saúde. Durante a exposição pode-se perceber o quanto o público ficou sensibilizado com os desenhos e palavras das crianças.
Análise Crítica A experiência revelou a necessidade do incentivo à realização de iniciativas que permitam a aproximação da comunidade escolar com o processo de trabalho das equipes de saúde, considerando o aspecto intersetorial do Programa Saúde na Escola. Um maior vínculo entre os atores/setores que compõem o Programa possibilitará melhor acesso aos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência se deu no momento em que a comunidade escolar vislumbrava o retorno integral às atividades presenciais, mediante a esperança trazida pela recém-iniciada vacinação contra Covid-19. A ação possibilitou a aproximação do universo escolar à realidade vivenciada pelos profissionais de saúde. A ampliação de ações como esta faz-se necessário para o alcance do respeito e valorização ao SUS e aos profissionais de saúde.
|