SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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39146 - CONSTRUÇÃO DE CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO DE SAÚDE EM CONTEXTO DE PANDEMIA ROBERTA MATOS NUNES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ, ANDERSON ORTIZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Período de Realização Abril a Novembro de 2021
Objeto da experiência Evidenciar o processo de produção da campanha “jovem que se cuida quer viver”, relatando o processo de diagnóstico para fundamentar o tema
Objetivos Diagnosticar e desenvolver campanha de prevenção voltada para o público jovem brasileiro contra a crise sanitária do COVID-19
Metodologia Utilizou-se o método qualitativo adaptado a um modelo de sala de situação – amplamente empregado nos estudos de saúde pública – adaptado ao trabalho da Comunicação para compreender o quadro da juventude brasileira ante a pandemia do novo coronavírus, bem como o levantamento das premissas para o planejamento e a execução da campanha “Jovem que se cuida quer viver”, organizada pela Fiocruz.
Resultados Identificou-se três comportamentos dos jovens: “o cuidado dedicado aos outros”; “o cuidado de si próprio” e “a exposição a perspectivas polarizadas de informação sobre o COVID-19”. A construção de campanha precisou que a comunicação “recuasse” para encontrar pontos em comum para jovens engajados e jovens céticos, além de levar em consideração a pluralidade dos perfis de jovens. A mensagem foi ao mesmo tempo ampla e segmentada.
Análise Crítica A estratégia contava com a adesão de personalidades da mídia para propagar as mensagens ("viralizar"). Personalidades foram "convidadas" a participar reagindo a posts, sem êxito. As mensagens não foram fortes para motivá-los a engajar ou havia outras expectativas para participar de uma campanha da Fiocruz. O desafio de fazer a mensagem propagar foi o ponto mais crítico da campanha, razão pela qual, a iniciativa de impulsionar de forma paga as mensagens se torna um aprendizado importante.
Conclusões e/ou Recomendações Até o presente resumo, as postagens no Instagram ainda estão em veiculação, auxiliado pelo YouTube como repositório dos vídeos. Em oito meses foram veiculadas 65 postagens pelo Instagram. Duas peças sofreram o impulsionamento do Facebook, alcançando quase 2 milhões de usuários. As parcerias produziram ampla movimentação em torno do Projeto, com convites para debates, audiências públicas e no evento Atlas das Juventudes, entre outros.
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