SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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39143 - IMPLEMENTAÇÃO DE TELE ATENDIMENTO EM ENFERMAGEM SOBRE A COVID-19 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LIDIANE DA SILVEIRA GOUVEA TOLEDO - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE. FIOCRUZ.), MARIANA TOMASI SCARDUA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO., LUCÉLIA DOS SANTOS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO., RAYANE CUPOLILLO FERREIRA - INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., BRUNO ALVES BRANDÃO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. FIOCRUZ., ANDRÉ SIQUEIRA - INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA EVANDRO CHAGAS. FIOCRUZ., RODRIGO PACHECO - FUNDAÇÃO DE APOIO À FIOCRUZ
Período de Realização Entre 23 de março a 20 de julho de 2020.
Objeto da experiência Trata-se de uma linha gratuita de tele-enfermagem voltada ao esclarecimento de dúvidas e avaliação de casos suspeitos de COVID-19.
Objetivos Descrevemos a metodologia de implantação do protocolo de tele-atendimento em enfermagem para avaliação de casos suspeitos de COVID-19 - o '160 - Central de Atendimento Coronavírus' no Estado do Rio de Janeiro.
Metodologia O protocolo de tele-atendimento de enfermagem abrangeu: a) tele-registro; b) web-triagem de sintomas gripais e fatores de risco para COVID-19 grave; c) entrega do resultado da web-triagem: assintomático; assintomático com algum fator de risco para COVID-19 grave; sintomático leve; sintomático leve com algum fator de risco para COVID-19 grave; sintomático severo; d) tele-orientação; e e) telemonitoramento. A linha foi operada por 214 enfermeiras e esteve disponível gratuitamente 24h/7.
Resultados O serviço de tele-enfermagem atendeu 103.549 chamadas das quais 89.210 (86%) receberam web-triagem para sintomas gripais. Dentre as ligações que receberam web-triagem, 52.441 (59%) foram classificados como sintomáticos leves, 24.192 (27%) como assintomáticos, 12.577 (14%) como sintomáticos graves, 34.512 ligações (n=38,7%) foram de pessoas que autorreferiram alguma co-morbidade e 11.461 ligações (12%) foram de pessoas que relataram ansiedade.
Análise Crítica Até onde sabemos, a ‘linha 160’ foi a primeiro serviço de tele-enfermagem implementado em nível estadual em resposta à pandemia de COVID-19 no Brasil. Acreditamos que a ‘linha ‘60’ contribuiu para informar cientificamente a população fluminense sobre a COVID-19, possibilitando o acompanhamento de pessoas com sintomas gripais quanto a sinais de piora do quadro respiratório e dando chance de pessoas com sintomas respiratórios graves serem encaminhados para as unidades de emergência em tempo hábil.
Conclusões e/ou Recomendações A ‘linha 160’ careceu de avaliação sistemática. Portanto, recomendamos que quando implementadas, serviços de tele-atendimento sejam acompanhados de avaliação de satisfação do usuário e quando possível avaliação de custo-benefício/efetividade da implementação.
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