Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

39134 - COVID-19: QUAL O LEGADO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS?
JAILTON THULHER DO ROSARIO - UFRJ, NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA - UFRJ


Apresentação/Introdução
Diante da ameaça de propagação do SARS-CoV-2, o distanciamento físico, transmutado em social, impactou particularmente na vida dos idosos. Dificuldades no acesso aos recursos tecnológicos, que mitigaram tal isolamento, comorbidades e inexistência de redes de apoio potencializaram as chances de complicações para a saúde, demandando estratégias de promoção da saúde condizentes com esse contexto.

Objetivos
Conhecer as ações de promoção da saúde direcionadas para pessoas idosas e como foram construídas, considerando o contexto da pandemia de COVID-19.

Metodologia
Seguindo a questão: “Que tipos de estratégias de promoção da saúde direcionadas para pessoas idosas têm sido desenvolvidas em tempos de COVID-19?”, foi realizada a revisão de literatura na base de dados da BVS e SCOPUS (2020-2021), incluindo publicações nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram utilizados os termos: “elderly”, “seniors”, “older adults” e “older people” com os descritores: “aged”, “covid-19” e “health promotion”, e os operadores booleanos “AND” e “OR”. Foram selecionados os artigos de livre acesso, disponíveis na íntegra que abordassem estratégias de promoção de saúde para idosos frente à pandemia de COVID-19.



Resultados
Das 263 publicações levantadas nas bases investigadas, 15 publicações foram analisadas, após exclusão das duplicidades e daquelas que não abordavam diretamente estratégias de promoção de saúde. As ações incluíam informações sobre a doença e modos de prevenção com destaque para as recomendações de atividade física, com vídeos e aplicativos específicos para a prática de exercício físico. Diante da necessidade de manejo tecnológico para viabilizar essas ações, um artigo mencionou a preocupação com o conhecimento digital, enquanto outro utilizou de meditação guiada para controle do estresse. Algumas inovações foram jardinagem e debates sobre literatura como meio de promoção da saúde dos idosos.

Conclusões/Considerações
Os estudos trouxeram poucas inovações no campo da promoção da saúde para pessoas idosas frente à COVID-19, com destaque para a prática de exercícios físicos. As estratégias por meio da internet estavam ainda em desenvolvimento, apontando a necessidade de disponibilizar tecnologias adequadas para os idosos. As experiências exitosas com idosos durante o afastamento social pode ser uma via para identificar e elaborar ações para promoção da saúde.