Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

38970 - INSERÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
ANA LAURA BRANDÃO - ENSP, MIRNA BARROS TEIXEIRA - ENSP, LIDIA OLIVEIRA - ENSP, ALESSANDRA MATTOS - ENSP


Período de Realização
As atividades dos residentes multiprofissionais em Saúde da Família ocorrem em 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Formação multiprofissional de residentes em atenção primária a saúde para atuação no SUS no contexto da pandemia de covid 19.

Objetivos
Publicizar os processos de trabalho realizados pelos residentes sob orientação dos docentes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e disseminar as experiências exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da pandemia da Covid-19.

Metodologia
Trata-se de relatos de experiências e construção compartilhada do conhecimento como metodologia base para a realização de Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) dos residentes nos cenários de prática na APS, fruto de vivências de 35 profissionais de sete categorias (enfermeiro, dentista, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, profissional de educação física e assistente social) que atuam em equipes multiprofissionais, em territórios vulneráveis das cidades do Rio de Janeiro e Mesquita.

Resultados
As vivências abordaram diferentes temáticas crucias para Saúde Coletiva: segurança alimentar e nutricional e a importância das articulações intersetoriais; atenção a saúde e ações em saúde mental a trabalhadores da APS que aturam no enfrentamento ao covid -19, e as adequações dos processos de trabalho desenvolvidos pelas equipes de saúde da família diante do contexto com enforque das tecnologias de informação e comunicação como importante alternativa para a manutenção do cuidado da população

Análise Crítica
Os processos formativos possuem intencionalidades reforça o protagonismo dos atores em mútua relação. A interprofissionalidade compreendida como “ação intercruzada entre duas ou mais profissões na intervenção ou na formação” (CECCIM, 2020, p.34), e como práticas colaborativas “de encontro, de troca, de interação, de escuta” são capazes de mudar processos de trabalho das equipes, possibilitando a emergência de novas configurações necessárias para a APS no enfrentamento da pandemia Covid-19.



Conclusões e/ou Recomendações
Desvelar como foi realizado o percurso formativo em contexto único, como da pandemia, e apontar caminhos percorridos é importante como recomendação a processos formativos como o de organizar um programa de residência em saúde com múltiplas facetas, além de orientar gestores e profissionais de saúde ao trabalho multiprofissional e interprofissional buscando a melhoria do cuidado às pessoas que têm a APS como porta preferencial de acesso ao SUS