SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
38894 - A PANDEMIA DO COVID-19 E SEUS LEGADOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE RUSSAS NO ESTADO DO CEARÁ RICHEL BRUNO OLIVEIRA CASTELO BRANCO - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, KENNEDY ANDERSON BARROS ALMEIDA - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, RITA LUANA CASTRO LIMA CASTELO BRANCO - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, ABRÃO SOUSA MENDES - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, MARIA IRACI DA SILVA OLIVEIRA - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, DANIEL VITOR LIMA DE OLIVEIRA - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, BRUNNA MOREIRA OLIVEIRA - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, KARINE LIMA DOS SANTOS - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE, WERDITON COELHO SANTOS - INSTITUTO EXCELÊNCIA DE GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO – IE
Período de Realização O trabalho foi realizado nos 03 últimos meses do segundo semestre de 2020, no município de Russas.
Objeto da experiência Esta experiência se desenvolveu em 07 unidades móveis distribuídas em 07 Distritos do Município de Russas.
Objetivos Este trabalho define um conjunto de práticas, que permite a adequação de novas questões operacionais a acautelar, de forma a proteger a saúde da população, assegurando a assistência prestada no período pandêmico da Covid-19.
Metodologia A abordagem é qualitativa, analítico-crítico, de estudo de caso, envolvendo a compreensão e descrição de uma realidade em sua complexidade e singularidade. O estudo é do tipo exploratório, pois a problemática é atual. Para toda aplicabilidade do trabalho executado o município de Russas firmou parceria com o Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização, Organização Social Civil – OSC, que desenvolveu todo o planejamento emergencial e executou suas ações para o cumprimento do seu objetivo.
Resultados Foram capacitados 417 Agentes Sociais, 13 Enfermeiros, 23 Técnicos de Enfermagem, 05 Médicos, com propósito de promover a construção de saberes, rastrear e monitorar os contatos de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Foram realizados 12.857 testes rápidos, 57% do sexo feminino e 43% masculino, obtendo positividade 4,33%. Os testados positivos foram encaminhados para o Centro de Atendimento Covid-19. Observou-se ainda, que 1.644 pessoas relataram sintomas, com testagem falso-negativo.
Análise Crítica A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Russas e o Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização, Organização Social Civil – OSC configurou-se como uma estratégia imprescindível para auxiliar os serviços de saúde nos processos epidêmicos, promovendo fácil acesso a uma testagem gratuita, reduzindo possível subnotificação de casos e almejando a redução de morbimortalidade por esta doença, de modo a atender os munícipes com maior eficiência, resolutividade e humanização.
Conclusões e/ou Recomendações Tendo em vista os resultados e as análises conclui-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado e que os resultados obtidos sugerem temas para novos trabalhos, uma vez que o assunto não pode ser considerado como esgotado. São eles: a) acessibilidade aos serviços de saúde; b) acesso a vacina, e c) cuidados preventivos contra a Covid-19. Contudo, acredita-se que o material desenvolvido possa contribuir para a expansão do conhecimento científico.
|