Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

38850 - USO DO CHATBOT PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DIEGO DA SILVA FERREIRA - UECE, NATHANAEL DE SOUZA MACIEL - UECE, TALLYS NEWTON FERNANDES DE MATOS - UECE, MARIA SALETE BESSA JORGE - UECE


Período de Realização
Aconteceu de janeiro a dezembro de 2021

Objeto da experiência
O uso do chatbot pelos usuários dos serviços de saúde mental e atenção primária para o cuidado em saúde mental tem se tornado frequente.

Objetivos
Relatar informações sobre o uso do chatbot pelos os usuários dos serviços de saúde mental e atenção primária para o cuidado em saúde mental durante a pandemia da COVID-19.

Metodologia
Relato de experiência, vivido nos Centros de Atenção Psicossocial e Unidade de Atenção Primária à Saúde na cidade de Fortaleza - Ceará. Para a organização das informações, foram feitas anotações em cadernos. Participaram um enfermeiro, 15 usuários. Inicialmente, eram feitas orientações e perguntado sobre quais informações sobre saúde mental deveriam ter no chatbot, quais estratégias de cuidados à saúde mental foram usadas durante a pandemia da COVID-19.

Resultados
Os usuários relataram que os chatbots ajudaram na promoção da saúde mental, otimizaram acesso aos serviços, atendimento 24 horas disponível, obtenção de informações de saúde, acesso a atendimento com profissionais, direcionamento para buscar ajuda e fornecimento de estratégias e atividades de saúde mental, como por exemplo, serviço de psicoterapia. Relataram dificuldades na utilização como: linguagem inadequada, inabilidade em usar os aparelhos tecnológicos, mecanização no diálogo com o chatbot.

Análise Crítica
O uso do chatbot na assistência à saúde mental se mostrou como uma ferramenta indispensável para o atendimento à população em tempos de pandemia, pois vivenciou-se isolamento social, restrição de atividades, aumento da solidão e sofrimento mental. Os chatbots interagiram através da sua inteligência artificial, possibilitando fornecimento de orientações sobre promoção da saúde mental: meditação; yoga; acesso a serviços de psicoterapia, direcionamento para busca dos serviços de saúde mental.

Conclusões e/ou Recomendações
O uso do chatbot mostrou sua relevância ao representar uma tecnologia que pode ser usada na saúde pública durante a pandemia da COVID-19. No cenário da saúde coletiva e mental, serviu para auxiliar os usuários e profissionais em momentos de restrições, convívio social onde o sofrimento mental se intensificou e as atividades assistências aconteceram remotamente. Neste sentido, o cuidado continuou acontecendo, possibilitado pelo uso do chatbot.