SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
38603 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM AMBIENTES E PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID 19: A EXPERIÊNCIA INTERSETORIAL DO CEREST SALVADOR ANA CARINA DUNHAM MONTEIRO - CEREST SALVADOR, ISLEN SILVA MOREIRA - CEREST SALVADOR, FRANCESCA DE BRITO MAGALHAES - CEREST SALVADOR, TIZA TRIPODI MARCHI MENDES - CEREST SALVADOR
Período de Realização Maio de 2020 a dezembro de 2021
Objeto da experiência Ações de vigilância em ambientes e processo de trabalho em serviços de saúde no enfrentamento da pandemia da COVID 19:
Objetivos Descrever experiência de atuação Intersetorial em ações de fiscalização; Fomentar a realização de ações conjuntas entre órgãos de vigilância à saúde e fiscalização e instituições de controle social.
Metodologia As inspeções tiveram formato híbrido, sendo realizadas presencialmente pela equipe do CEREST e Comitê de Enfermagem e, acompanhadas virtualmente pelo MPT-BA. Para direcioná-las, foi elaborado um instrumento de coleta. Os critérios para priorização dos serviços foram: Recebimento de denúncias encaminhadas pelos trabalhadores para o Comitê de Enfermagem, MPT-BA ou CEREST; Reportagem veiculada pela mídia que revele fato grave de contaminação de trabalhadores ou usuários por Coronavírus.
Resultados Foram 86 inspeções. Alguns serviços tiveram dificuldade em elaborar Planos de Contingência. Nos treinamentos, abordaram uso correto e racional de EPI, fluxos e protocolos assistenciais. Apresentaram ações de testagem, afastamento por 14 ou 10 dias na existência de casos positivos, afastamento ou realocação dos pertencentes aos grupos de risco e ofertavam apoio psicológico. Não emitiam CAT ou instrumentos similares. Quanto aos EPI, inicialmente eram insuficientes, depois de baixa qualidade.
Análise Crítica As inspeções conjuntas entre o CEREST, Comitê e MPT-BA, têm otimizado a ação dos órgãos possibilitado agilidade dos fiscalizadores e potencializado a atuação de sindicatos e conselho de classe. O formato híbrido foi uma inovação no Brasil, sendo a primeira experiência tanto para o MPT-BA quanto para as demais organizações. As não conformidades identificadas foram pontuadas em relatório e, em paralelo, orientava-se a gestão do serviço na resolução ou minimização dos problemas identificados.
Conclusões e/ou Recomendações Considerou-se que as inspeções ampliaram a segurança e saúde no trabalho, aproximaram os/as trabalhadores/as das organizações, especialmente do campo da enfermagem e, do âmbito da proteção e segurança da saúde e possibilitaram o estreitamento das relações interinstitucionais.
|