Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

38544 - ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NATAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.
AMANA SANTANA DE JESUS - DVD/VIGILÂNCIA SANITÁRIA /SMS NATAL, JOSÉ ANTÔNIO DE MOURA - DVS/VIGILÂNCIA SANITÁRIA /SMS NATAL, LÍVIA MARIA MARTINS DA SILVA - DVS/VIGILÂNCIA SANITÁRIA /SMS NATAL, HILDEBERTO MEDEIROS DA CUNHA - DVS/VIGILÂNCIA SANITÁRIA /SMS NATAL


Período de Realização
Experiência realizada em 2020 e 2021, período de acometimento acentuado da pandemia de COVID-19.

Objeto da experiência
Compartilhar a experiência da VISA Natal no enfrentamento da COVID-19 na perspectiva do planejamento e monitoramento contínuo das ações.

Objetivos
Reconduzir as ações da Visa Natal, no contexto pandêmico, para traçar novas estratégias de atuação e adotar medidas de controle e mitigação da disseminação do coronavírus.

Metodologia
A gestão da VISA Natal junto ao Núcleo Técnico de planejamento, a partir de março de 2020, promoveu espaços de discussões junto aos Núcleos Técnicos, com a finalidade de reprogramação das suas ações, considerando a nova dinâmica e demandas, em um cenário de incertezas. Neste processo houve a priorização de três frentes, comunicação da VISA com a população e setor regulado, atendimento a denúncias e inspeção sanitárias.

Resultados
No referido período, a VISA Natal desenvolveu 13 notas técnicas orientativas sobre medidas de prevenção para o serviços do seu campo de atuação, realizou 14 Lives pelas mídias sociais para a população e setor regulado. Um total de 332 denúncias sanitárias relativas a COVID-19 foram atendidas pelos Núcleos Técnicos. Foram realizadas inspeções sanitárias para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários, bem como, avaliação destes para liberação de atividades e/ou de eventos.

Análise Crítica
Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores para entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS, principalmente para os municípios, dada a ausência de uma coordenação entre os entes federativos, especialmente no primeiro ano de pandemia. O processo de trabalho articulado, entre a gestão e os núcleo técnico da Visa Natal, a partir de uma gestão participativa, foram elementos chaves para recondução necessária à atuação da VISA, no contexto da pandemia de COVID-19.

Conclusões e/ou Recomendações
O SUS, através da VISA tem um papel essencial para a proteção da saúde da população, e no um cenário pandêmico enfrentado com a COVID-19, sua relevância foi potencializada. Diante deste cenário sem precedentes considera-se que, apesar do quadro reduzido de técnicos, as ações executadas pela VISA NATAL corroboraram com a minimização dos riscos decorrentes desta pandemia à saúde da população natalense, em suas áreas de atuação.