SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
38539 - OS RESIDENTES EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA PANDEMIA RICARDO MASSUDA OYAMA - UNESP, WILLIAN FERNANDES LUNA - UFSCAR, ELIANA GOLDFARB CYRINO - UNESP
Apresentação/Introdução Pandemias como a de COVID-19 estão testando os sistemas de saúde como o SUS, e os residentes em saúde são profissionais que se encontram na linha de frente no combate a pandemia e estão em processo de formação profissional, sua aprendizagem ocorre através de treinamento em serviço, sendo de importante relevância seu aprofundamento acerca da temática para se construir estratégias de enfrentamento.
Objetivos Compreender a experiência e a vivência, a partir de narrativas, dos impactos da pandemia de COVID-19 em residentes em saúde, de Programas de Residência Médica e Multiprofissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP
Metodologia Estudo de investigação qualitativa com uso de entrevista semiestruturada e foco nas narrativas dos residentes, no qual usou-se um roteiro de perguntas e videochamada com gravação para auxiliar na transcrição. O recrutamento foi realizado através da indicação por conveniência e técnica da bola de neve e saturação, participando residentes em saúde de Residência Médica e Multiprofissionais, matriculados no primeiro, segundo e terceiro ano, totalizando 14 entrevistas, sendo Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Saúde da Família, Saúde do Adulto e Idoso e Saúde Mental. O conteúdo foi submetido a uma análise qualitativa mediante a Técnica de Análise de Conteúdo temática.
Resultados Foram identificadas quatro categorias, medo de mim e os riscos do início da pandemia; desinformações e infodemia; rotina de trabalho e organização da residência; aprendizagens no contexto da pandemia. O estudo se encontra em fase final de discussão dos resultados. Os resultados indicam que a pandemia de covid-19 causou impactos importantes aos residentes em saúde em aspectos como saúde mental, sobrecarga com desinformações e notícias falsas, mudanças nos processos de trabalho e programação das atividades na residência, porém é possível identificar a importância da residência na formação profissional e características importantes de enfrentamento e resiliência durante a pandemia.
Conclusões/Considerações O estudo identificou a necessidade de planejamento e estratégia para o enfrentamento de situações de calamidade pública pelos serviços de saúde e os programas de residências em saúde, como aplicação rápida de medidas sanitárias para proteção dos residentes, reorganização do processo de trabalho nos serviços de saúde, além de intervenções especializadas em casos de adoecimento psíquico.
|