Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

38497 - A EXPERIÊNCIA DA COMPAPS RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DO ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS E AO CUIDADO À PSR NO ÂMBITO DA COVID-19.
MIRNA BARROS TEIXEIRA - ENSP/FIOCRUZ, FERNANDA SOUZA CAMARA - FACULDADE CELSO LISBOA, HERMES CANDIDO DE PAULA - ENSP/FIOCRUZ, FABIANA FERREIRA KOOPMANS - UERJ


Período de Realização
O projeto de elaboração da ComPAPS foi realizado de outubro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Comunidade de práticas para População em Situação de Rua (PSR) no âmbito da APS, ComPAPS do Rio de Janeiro da plataforma IDEASUS/Fiocruz.

Objetivos
Apresentar a elaboração e implementação da ComPAPS do Rio de Janeiro que é uma comunidade virtual de compartilhamento de experiências e práticas de profissionais e gestores que trabalham com no contexto da Covid-19. Site: https://compaps.ideiasus.net/

Metodologia
Foram realizados 8 encontros virtuais com 11 municípios e participação de 18 pessoas dentre profissionais da saúde, assistência social, gestores municipais e estadual do RJ e pesquisadores para a elaboração do problema de intervenção e suas estratégias de enfrentamento. Nos encontros foram feitos, por meio do compartilhamento de experiências, a definição do problema, causas críticas e estratégias de intervenção, visando ampliar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados a PSR.

Resultados
A ComPAPS Rio buscou fomentar a colaboração e o intercâmbio de conhecimento entre atores da saúde e assistência social para identificar e ampliar as melhores práticas de suporte a essa população visando melhorar as práticas atuais, contribuindo para a promoção de uma resposta mais integrada. Foi definido como problema: a dificuldade de acesso às políticas públicas e descontinuidade do cuidado da PSR e do controle epidemiológico da Covid-19. Foram elaborados três Relatos de Práticas.

Análise Crítica
A multiplicidade de olhares sobre o tema debatido entre diversos atores destacou a importância de práticas de acolhimento e a necessidade de maior integração entre as equipes de Consultório na Rua e os equipamentos da assistência social. Sublinhou que o trabalho realizado com as pessoas em situação de rua promoveu maior conhecimento sobre a Covid-19, sua gravidade e formas de prevenção, apesar dos muitos desafios como a falta de locais para higiene básica e necessidade de alimentação.

Conclusões e/ou Recomendações
A ComPAPS Rio está disponível no IDEASUS da Fiocruz. Revela o aprendizado e o compartilhamento de experiências entre diversos profissionais dos setores da saúde e da assistência social reforçando a importância da intersetorialidade para o cuidado e proteção social da PSR. A comunidade de práticas é um espaço promotor de apoio social e de resiliência entre os atores que atuam com a PSR. Site: https://compaps.rj.ideiasus.net/