SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
38423 - O CAMINHO PARA ENFRENTAMENTO DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PENEDO-AL EDILAINE SOARES DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIO- CESMAC, MONIKE SOUZA NUNES DAMASCENO - PREFEITURA MUNICPAL DE PENEDO- AL, KARINI VIEIRA MENEZES DE OMENA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ- CESMAC, CAMYLLA ATAÍDE DE REZENDE GOUVEIA - WISDON OF CHRIST UNIVERSIT
Período de Realização O relato de experiencia compreendeu o período de Março de 2020 até Dezembro de 2021
Objeto da experiência Plano de contingência com foco no combate a pandemia do COVID- 19
Objetivos Demonstrar a importância da articulação dos três níveis de atenção à saúde para o enfrentamento da Pandemia do COVID-19.
Demonstrar a importância da estruturação e organização dos serviços para amortizar o impacto de crise sanitárias e manter ações programáticas
Metodologia Foi realizado Plano de contingência voltado ao combate do COVID-19, envolvendo atores sociais dos níveis de atenção a saúde, Atenção básica, atenção especializada, urgência e emergência. O plano de contingencia envolveu a inserção de barreiras sanitárias, localizadas nas principais entradas do município, um centro de síndrome gripal, que funcionava como referencia para os casos suspeitos, Unidade de Pronto atendimento e hospital de referência, mapas epidemiológicos e sensibilização social.
Resultados Verificou-se que dos municípios com mais de 55.000 habitantes, Penedo foi o que obteve um menor número de óbitos. E devido a estruturação e reorganização do processo de trabalho o houve amortecimento do impacto negativo das consequências do covid- 19, nos grupos de riscos, e gestantes, assim como melhoria nos indicadores do Previne Brasil.
Análise Crítica Em tempos de vigência de pandemias, o combate ao agente etiológico passa a ser foco principal de atenção de gestores. E isso os obriga a enxergar a fragilidade do sistema principalmente no que diz respeito a investimentos em termos de infraestrutura, cobertura e organização de processo de trabalho da atenção primária que deveria ser a ordenadora de todo processo de enfrentamento do covid- 19. Levando a impacto e consequências devastadores na saúde pública.
Conclusões e/ou Recomendações Nota-se o quanto é importante o gestor ter a atenção primária como ordenadora do processo de trabalho, para que em tempos de pandemia, atenção prímaria esteja estruturada e pronta para reorganizar seu processo de trabalho em combate ao agente etiológico, sem no entanto abandonar ações programáticas.
|