SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
44923 - IMPLANTAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO EM SAÚDE LGBT E COVID-19: ESTREITANDO DISTÂNCIAS E CONSTRUINDO REDES DE CUIDADO DANILO MARTINS ROQUE PEREIRA - SES/PE, LUÍZ VALÉRIO SOARES DA CUNHA JÚNIOR - SES/PE
Período de Realização O GT em Saúde LGBT e Covid-19 foi implantado no mês de abril de 2020 e funcionou até abril de 2021.
Objeto da experiência Compartilhar a experiência de implantação de um Grupo de Trabalho em Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e Covid-19.
Objetivos Objetivou-se promover discussões a nível estadual, por meio da responsabilização de diversos atores integrantes deste espaço, de forma a construir estratégias de cuidado que pudessem dar respostas efetivas as demandas da população LGBT frente às urgências agravadas pela pandemia do novo coronavírus.
Metodologia Realizou-se uma convocação oficial para profissionais e gestores em saúde LGBT de todo o Estado e integrantes do movimento social, bem como, a criação de grupo virtual via aplicativo de WhatsApp® pela Coordenação da Política Estadual em Saúde da População LGBT de Pernambuco, onde foram inseridos, para compartilhar experiências e sinalizar as principais demandas das populações de seus territórios e serviços de referência. As reuniões eram realizadas quinzenalmente por meio de plataforma virtual.
Resultados Durante as discussões foram identificadas especificidades a partir das realidades locais e que foram classificadas em categorias temáticas, a saber: 1) reorganização dos serviços de saúde e continuidade do uso e administração de hormônios por travestis e transexuais; 2) inclusão do quesito orientação sexual e identidade de gênero nas fichas de notificação da Covid-19 em Pernambuco; 3) produção de materiais educativos sobre prevenção de violência em tempos de Covid-19; 4) Insegurança alimentar.
Análise Crítica Com a reorganização na rotina de trabalho dos serviços de saúde, as instituições precisaram se reestruturar, considerando as recomendações sanitárias, de forma a garantir a continuidade do cuidado. Consequentemente, foram pensadas medidas para que a população LGBT não ficasse desassistida durante o enfrentamento à Covid-19, se utilizando da força de trabalho existente no organograma de cada espaço, os recursos disponíveis e incorporando o uso das tecnologias de informação, quando possível.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se como a pandemia da Covid-19 impactou sobremaneira a população LGBT, demandando dos gestores e profissionais da saúde estratégias de enfrentamento para minimizar seus efeitos por meio de uma articulação intersetorial; além da garantia no acesso as unidades e serviços de saúde durante a emergência sanitária, respeitando sua identidade de gênero e orientação sexual, e evitando o agravamento de enfermidades e abandono de tratamentos.
|